- Plataformas de apostas esportivas podem gerar prejuízo de R$ 117 bilhões ao comércio brasileiro, aponta CNC
- Como a Geração Z Está Redefinindo o Papel do Líder
- IBGE: desemprego cai para 6,6% no trimestre encerrado em agosto
- Ri Happy abre mais de 400 vagas de emprego
- Rede de Lojas Torra reformula seu e-commerce e tem aumento de 100% na conversão
Fechamento das Lojas Carrefour em Fortaleza Sinaliza Mudanças no Cenário do Comércio Local, o Grupo Mateus pode ser beneficiado
26 de dezembro de 2023Fortaleza, dezembro 2023 – O ano de 2023, que ainda não chegou ao seu fim, já traz notícias impactantes para o setor comercial e os consumidores de Fortaleza. O encerramento das operações das lojas Carrefour na cidade, um movimento que, segundo informações do Diário do Nordeste, implicará na transformação das unidades da Maraponga e Bairro de Fátima em filiais do Atacadão, enquanto a loja no Bairro Farias Brito onde antigamente funcionou um Bom Preço e a fábrica Siqueira Gurgel será descontinuada, devolvendo o prédio ao proprietário.
O Carrefour, neste ano, já desativou a loja da Barão de Studart, que já foi uma loja do Hipermercado Roncy nos anos 80 e, posteriormente, uma unidade do Hipermercantil São José.
A tendência de desativação de grandes hipermercados em prol de atacarejos tem se consolidado, um processo semelhante ocorreu com os Hipermercados Extra, vendidos para o Assaí em 2022.
A aquisição do Grupo Big pelo Carrefour já tinha sinalizado essa transição, com a conversão da loja do Papicu em uma unidade do Atacadão.
É notório que as redes de supermercados nacionais enfrentam desafios na compreensão dos mercados regionais de alimentos. Com a saída do Carrefour, Fortaleza terá a presença do G.Barbosa, do conglomerado chileno Cencosud, um gigante global do comércio de alimentos e eletrodomésticos. além dos Supermercados Pão de Açúcar, do grupo francês Cassino, e o Grupo Mateus, do Maranhão, que já tem uma participação nos Supermercados Frangolândia e ganhará mais espaço para expandir sua atuação na cidade.
Conforme informações obtidas com empresários que possuem lojas satélites localizadas nas lojas do Carrefour, estes ficaram sabendo do fechamento das lojas pela imprensa. Há casos de empresas que possuem 18 funcionários e e suas lojas estão localizadas nas unidades da Maraponga e Bezerra de Menezes.
Esse movimento indica não apenas uma reconfiguração no setor de supermercados, mas também uma oportunidade para que outras grandes redes explorem e compreendam as nuances do mercado de Fortaleza. O Grupo Mateus pode trazer benefícios aos consumidores locais, estimulando inovações, preços competitivos e uma gama mais ampla de opções já que o grupo opera lojas de eletrodoméstico e supermercados.
Como observado em todo o país, o setor de varejo alimentar está passando por transformações significativas, impulsionadas pela preferência dos consumidores por atacarejos e pela necessidade das empresas de se adaptarem a essas mudanças de comportamento.
O fechamento das lojas Carrefour em Fortaleza representa mais do que uma alteração no cenário de supermercados locais; é um reflexo das dinâmicas evolutivas do comércio varejista que continuará moldando a forma como os consumidores fazem suas compras. A resposta das outras grandes redes a essa mudança indicará o quão preparadas estão para atender às demandas e preferências locais.
POST YOUR COMMENTS