Thursday, 25/7/2024 | 3:48 UTC-3
Falando de Gestão

Saúde mental dos colaboradores será um pilar essencial do mundo corporativo em 2024

Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, líderes que se preocupam com esse tópico contribuem para a construção de um ambiente mais positivo

A saúde mental dos colaboradores se tornou um elemento crucial para o sucesso dos negócios. Em 2024, essa prioridade ganha ainda mais destaque, evidenciando-se como um fator determinante para a produtividade, a satisfação no trabalho e a competitividade das organizações.

A atenção a esse tópico transcende o cenário de preocupação com o bem-estar pessoal, tornando-se uma pauta central na gestão estratégica das empresas.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a pandemia reforçou essa necessidade, ampliando os desafios emocionais e psicológicos enfrentados no ambiente de trabalho. “Diante desse contexto, espera-se que as empresas intensifiquem seus esforços para promover ambientes mais saudáveis e acolhedores”, revela.

O especialista acredita que um dos pilares fundamentais para alcançar essa meta é a implementação de estratégias direcionadas ao cuidado com a saúde mental dos colaboradores. “Programas de bem-estar, sessões de mindfulness e, até mesmo, terapias são algumas das iniciativas que empresas têm adotado para fortalecer a resiliência e o equilíbrio emocional de seus funcionários”, pontua.

O apoio psicológico também deve ser uma prioridade. “Oferecer espaços de diálogo, ter gestores treinados para identificar sinais de estresse e ansiedade, além de disponibilizar recursos de aconselhamento e suporte psicológico são estratégias essenciais para criar um ambiente onde os colaboradores se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados”, relata.

Vale lembrar que a flexibilidade no trabalho também desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental. “Em 2024, espera-se que as empresas continuem adotando modelos híbridos ou remotos, permitindo maior autonomia e adaptabilidade aos colaboradores. Essa flexibilidade não apenas contribui para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também reduz o estresse associado às demandas do trabalho”, declara Slivnik.

Programas estruturados de saúde mental são outra frente importante para o crescimento das empresas nesse aspecto. “Incluir benefícios como a cobertura de sessões terapêuticas ou o acesso a plataformas e aplicativos que ofereçam ajuda nesse sentido são práticas que demonstram o compromisso com o bem-estar dos colaboradores”, revela.

Para o vice-presidente da ABTD, promover a saúde mental no ambiente de trabalho não apenas evidencia uma postura ética e responsável por parte das empresas, mas também resulta em vantagens tangíveis. “Colaboradores mais saudáveis mentalmente tendem a ser mais produtivos, engajados e comprometidos com os objetivos organizacionais. Além disso, contribuem para a construção de um ambiente de trabalho positivo, capaz de atrair e reter talentos, gerando um impacto positivo nos resultados financeiros e na reputação da companhia”, finaliza.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA).

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

+ Artigos