Falando de Gestão

2024: O Medo do Desemprego Assombra os Trabalhadores

Medo do Desemprego

Por Pedro Paulo Morales

Você, trabalhador do Brasil, não está sozinho nesse barco. Em 2024, a meta global para metade dos trabalhadores no mundo é segurar firme o emprego, mas aqui no Brasil, o receio da demissão está um tanto acentuado. Uma pesquisa de uma renomada empresa holandesa de recursos humanos, que observa o ambiente de trabalho global, revela que a insegurança trouxe uma mudança na dinâmica do emprego, sendo que muito trabalhadores estão traçando metas mais realistas e atitudes mais conservadoras no ambiente de trabalho.

O estudo, abrangendo mais de 27 mil cidadãos em 34 nações, aponta para uma realidade onde o medo da demissão está cada vez mais presente. Com a inflação aumentando, conflitos armados pelo mundo, dificuldades climáticas e demissões cada vez mais presentes, algumas empresas globais impuseram condições próprias para que os funcionários continuassem empregados, como exemplo pode-se citar que 4 em cada 10 empresas exigiram o retorno ao trabalho presencial e outras estão implantando o trabalho híbrido de no mínimo de 70%. Uma mudança repentina que vai ao encontro do desejo do trabalhador moderno por flexibilidade.

Mesmo em meio à insegurança, a pesquisa revela que 95% dos trabalhadores brasileiros têm como prioridade o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal, saúde mental e salário. Querem alcançar esse equilíbrio tanto no emprego atual quanto nos futuros. O curioso é que, 30% das pessoas estão satisfeitas com a situação atual, priorizando bem-estar e saúde.

A Geração Z, composta por jovens nascidos nos anos 90, destaca-se na pesquisa. Cerca de 70% deles se sentem incompreendidos pelas empresas, optando por não revelar aspectos pessoais com receio de julgamentos o que é ruim, pois a área de gestão de pessoas tem mais dificuldade de identificar o que esses jovens precisam para se manter motivados para o trabalho. O crescimento tradicional nas hierarquias corporativas está sendo muito bem analisado por esses jovens, sendo que estes estão preferindo uma abordagem mais horizontal, onde é possível equilibrar trabalho e vida pessoal.

No lugar de buscar cargos de liderança, muitos jovens estão focados em adquirir habilidades que sejam aplicáveis no futuro. O cenário em 2024 revela uma mudança na narrativa do sucesso profissional, com a nova geração priorizando o bem-estar e a busca por um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mesmo com o medo de perder o emprego.

Vamos refletir e sucesso!

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão