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Gestão da retomada: Um guia para retomada dos negócios
11 de junho de 2020Por Pedro Paulo Morales – Especialista em Controladoria e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
A retomada das atividades exigirá por parte das empresas instrumentos que possibilite acompanhar a estratégia implementada para enfrentar os tempos pós- pandemia.
A maioria dos estados brasileiros preparam a retomada econômica dentro de algumas normas e protocolos. A retomada não será toda de uma vez, o plano é abrir por setores que no início não contará com a totalidade de seu quadro funcional.
A retomada das atividades exige o cumprimento de uma série de exigências que devem ser cumpridas com a finalidade de garantir a segurança de clientes e funcionários. Ao mesmo tempo as empresas também estão as voltas com várias questões como trazer os clientes de volta, gestão do fluxo de caixa, redimensionamento de custos e até a própria sustentabilidade dos negócios.
Planejamento Estratégico
Para enfrentar esses momentos difíceis é preciso dar uma atenção maior ao planejamento estratégico que por conta da pandemia de Coronavírus passou a ser mais dinâmico fazendo com que a depender da situação as estratégias tenham que ser traçadas diariamente.
BSC Balanced Scorecard
Neste momento de tantos desafios e incertezas é preciso que os gestores e empresários tenham instrumentos suficientes para acompanhar todas essas ações. Uma das sugestões que trago aqui é o uso da metodologia BSC Balanced Scorecard. para medição de indicadores e gestão de desempenho derivadas do planejamento estratégico elaborado para enfrentar esses momentos. Sobre a ótica desta metodologia propomos que sejam consideradas os seguintes tópicos em cada uma das 4 perspectivas da metodologia.
Perspectiva Financeira: Nesta perspectiva é muito importante que a empresa dê prioridade aos seguintes itens:
- Gestão de Caixa: A ferramenta Fluxo de Caixa deve ser utilizada para manter o seu negócio funcionando. Uma correta gestão dos valores que entram e saem do caixa da empresa permite que a empresa continue viva e saudável com capacidade honrar seus compromissos além de ter conhecimento do ponto de equilíbrio das operações e lucro.
- Estoque: Nesta perspectiva também é recomendado prestar a atenção a gestão do estoque para que se evite tanto perda de vendas por não ter o produto como perda de mercadoria por vencimento da validade ou obsolescência do produto.
- Custos: No período pós pandemia a pressão por custos será muito alta e por isso estes devem ser analisados. As palavras mais utilizadas devem ser: reduzir, alocar e eliminar.
- Faça a pergunta: Como podemos ter lucro com essa atividade?
Perspectiva do Cliente: Esta perspectiva tende a ser a mais importante, sem ele a empresa não tem razão de ser. Como sugestão pode-se analisar:
- O cliente pós pandemia estará muito preocupado com a sua segurança e as empresas devem compreender esta situação.
- Uma das grandes tendências será a intensificação de vendas online como uma maneira, ao menos por enquanto de evitar aglomerações.
- Alguns CEOs, como Paulo Correa da C&A, em entrevista ao programa CNN Líderes preveem que em um primeiro momento as pessoas irão sair de casa para comprar e até espairecer um pouco, mas depois de um tempo vão se recolher com medo de adoecer. O grande desafio será trazer os clientes para as lojas o que deve ocorrer somente com o desenvolvimento de uma vacina ou remédio.
- Faça a pergunta: Como o cliente enxerga a nossa empresa?
Perspectiva dos Processos Internos: Nesta perspectiva deve ser colocado os protocolos que estão sendo criados para operacionalizar a retomada. Os processos estão mudando muito rapidamente, com a implantação dos protocolos de segurança, automatização ou até eliminação de algumas tarefas que não sejam mais necessárias neste momento.
- Na área de atendimento ao cliente que agora terão que contar com fornecimento de álcool em gel, garantir distanciamento mínimo entre clientes, gestão da saúde dos funcionários, limpeza interna além de atendimento online.
- Na parte dos processos internos como produção ou de escritórios terão que seguir também regras com distanciamento entre as equipes, limpeza, uso de locais em comum, entrada e saída de funcionários em turnos diferentes
- Outro desafio imenso será uma maneira de estimular a criatividade e inovação dos processos.
- Faça a pergunta: Como podemos melhorar nossos processos?
Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Nesta perspectiva deve ser avaliada como está sendo aprendizado de líderes e colaboradores para enfrentar as novas situações.
- Um dos desafios que podem causar mais impactos será como manter a equipe produtiva e comprometida com resultados frente a essa situação. A preocupação em manter a sua saúde e manter sem emprego serão constantes.
- As necessidades de treinamento e desenvolvimento de líderes e funcionários será muito grande e como desafio teremos que promover o engajamento destes através de realização de treinamentos na modalidade online.
- As empresas terão que encontrar um equilíbrio em situações que envolvam o medo de ser demitido e a motivação para o trabalho algo como a situação de que para cumprir uma meta tenha que se descumprir um protocolo 0u vice-versa.
- Faça a pergunta: Como podemos crescer e criar valor?
Serão tempos onde será muito importante o uso de bom senso e equilíbrio no modelo de gestão a ser implantado pelas empresas. Seja qual for esse modelo as empresas deverão sempre ter como pilares pessoas, sustentabilidade financeira, clientes, processos e comunidade.
Vamos refletir sobre isso e sucesso!
Referência Bibliográfica: BSC BALANCED SCORECARD: APRENDA AS MELHORES PRÁTICAS PARA IMPLANTAR NA SUA EMPRESA! Disponível em https://www.siteware.com.br/metodologias/bsc-balanced-scorecard/
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br
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