- A Importância de Celebrar Metas no Ambiente de Trabalho
- A dura escolha de uma profissão por um adolescente
- Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, com lançamento do livro físico em 18 de dezembro, em Natal/RN.
- Novidade: Loucos Por Coxinha inaugura modelo “store in store” e alcança resultados expressivos
- Marca Fortaleza patrocina a 28ª edição do Ceará Natal de Luz
Liderança em tempo de crise: O que fazer?
2 de julho de 2020Por Pedro Paulo Morales
Liderar sempre exigiu da parte do líder um conhecimento aprimorado sobre pessoas.
Um dos pontos mais sensíveis da liderança é conseguir resultados através das pessoas.
Em tempos de crise como a que estamos passando liderar pessoas torna a missão mais desafiadora e imprevisível do ponto de vista dos resultados a serem alcançados pela equipe.
A liderança desses novos tempos terá antes de mais nada ser baseada na compreensão, amor e resiliência.
Entre muitas técnicas de liderança que poderia indicar aos leitores penso que para este momento a mais adequada seria a técnica do A.M.O.R que explico a seguir.
- A. -> Agir de maneira transparente , informando a todos, líder e liderados sobre os desafios a serem enfrentados e as metas a serem alcançadas.
- M. -> Melhoria continua, as empresas precisarão aprimorar cada vez mais seus processos e para isso precisarão de pessoas que estejam comprometidas com os resultados a serem alcançados. Neste ponto incluo a criatividade que deverá ser estimulada na equipe, pois cada vez mais existirão novos problemas que precisarão de novas soluções.
- O -> Organização: O novos tempos exigiram muita organização e planejamento por parte de líderes e liderados. Os novos protocolos exigirão que as pessoas sejam organizadas e responsáveis para se proteger e proteger outras pessoas como clientes, colegas , fornecedores e publico em geral.
- R – > Respeito pelas pessoas, pois estas estarão mais vulneráveis, cautelosas e exigirão um tratamento mais empático onde elas necessitarão ser ouvidas e compreendidas.
Em linhas gerais serão estas as novas competências que deverão ser desenvolvidas por lideres com ou sem experiência para enfrentarem os tempos pós pandemia, um tempo em que teremos que exercitar muito amor e compreensão para obtenção de resultados.
Vamos refletir sobre isso e sucesso!
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em PSC – Professional and Self Coaching (Coaching Pessoal e Profissional) e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br
POST YOUR COMMENTS