- 500 vagas gratuitas para o curso sobre varejo
- Escola técnica realiza feirão de empregos e estágios com mais de 200 vagas disponíveis
- Trabalhador cearense prefere almoçar em restaurante com buffet de preço fixo
- Mercado de trabalho: Estão abertas 5 mil vagas para curso gratuito de capacitação no Ceará
- Desafios do Trabalho Híbrido: 46% das Empresas Investirão em Novas Estratégias até 2025, Revela Estudo da Randstad
O Sonho Interrompido da IBAP: implantar uma indústria automobilística no Brasil
11 de março de 2024Pedro Paulo Morales para Falando de Gestão
Nelson Fernandes, empresário brasileiro, em 1963, visava produzir um luxuoso carro nacional, o Democrata, na Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (IBAP), em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Fundada em São Bernardo do Campo, a IBAP inicialmente empregava 120 funcionários para concretizar o projeto visionário de Fernandes.
Adquiriu terreno, ergueu galpões e instalou maquinário para desenvolver os cinco primeiros protótipos do Democrata.
O Democrata, luxuoso, com opções de duas ou quatro portas, adotou carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro e motor italiano.
Aliás o único componente estrangeiro foi fornecido pela empresa italiana Procosautom, ligada à Lancia. A IBAP planejava produzir os motores localmente, mas receava retaliações.
A estratégia de capitalização da fábrica, envolvendo a venda de 130 mil certidões de propriedade, atraiu críticas da imprensa, como a revista Quatro Rodas.
A empresa enfrentou críticas da imprensa sobre o Democrata. Levou dois carros em uma carreta pelas cidades para exposição e testes públicos, permitindo a avaliação da qualidade inclusive com a população usando paus e pedras.
Pressões da mídia e falta de apoio governamental levaram ao fim precoce do projeto da IBAP.
Aconselhado por amigos e integrantes do governo, Fernandes dissolveu a sociedade para evitar represálias maiores.
A IBAP produziu apenas cinco veículos, agora preservados em coleções ou pertencentes a pessoas como Nelson Fernandes.
O episódio ilustra a importância de além de boas ideias, considerar ameaças externas, como a falta de apoio governamental e pressões de empresas concorrentes quando se vai implantar um novo negócio.
Foto: Internet Creative Commons
Bibliografia:
ALMEIDA, MICHEL WILLIAN ZIMMERMANN – INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E PODER
UMA BREVE ANÁLISE DOS CASOS FNM E IBAP, 2014 disponível em https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/475, acessado em 10/03/2024.
SECCO LUIZ CARLOS , IBAP: O SONHO IMPOSSÍVEL DE CONSTRUIR UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS NO BRASIL, 2023 disponível em https://www.maxicar.com.br/2023/07/ibap-o-sonho-impossivel-de-construir-uma-fabrica-de-automoveis-no-brasil/ acessado em 10/03/2024.
INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOMÓVEIS PRESIDENTE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ind%C3%BAstria_Brasileira_de_Autom%C3%B3veis_Presidente&oldid=65256707>. Acesso em: 10/03/2024
POST YOUR COMMENTS