Liderança em tempo de crise: O que fazer?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Técnica do A.M.O.R2

 

Por Pedro Paulo Morales

Liderar sempre exigiu da parte do líder um conhecimento aprimorado sobre pessoas.

Um dos pontos mais sensíveis da liderança é conseguir resultados através das pessoas.

Em tempos de crise como a que estamos passando liderar pessoas torna a missão mais desafiadora e imprevisível do ponto de vista dos resultados a serem alcançados pela equipe.

A liderança desses novos tempos terá antes de mais nada ser baseada na compreensão, amor e resiliência.

Entre muitas técnicas de liderança que poderia indicar aos leitores penso que para este momento a mais adequada seria a técnica do A.M.O.R que explico a seguir.

  • A. -> Agir de maneira transparente , informando a todos, líder e liderados sobre os desafios a serem enfrentados e as metas a serem alcançadas.
  • M. -> Melhoria continua, as empresas precisarão aprimorar cada vez mais seus processos e para isso precisarão de pessoas que estejam comprometidas com os resultados a serem alcançados. Neste ponto incluo a criatividade que deverá ser estimulada na equipe, pois cada vez mais existirão novos problemas que precisarão de novas soluções.
  • O -> Organização: O novos tempos exigiram muita organização e planejamento por parte de líderes e liderados. Os novos protocolos exigirão que as pessoas sejam organizadas e responsáveis para se proteger e proteger outras pessoas como clientes, colegas , fornecedores e publico em geral.
  • R – > Respeito pelas pessoas, pois estas estarão mais vulneráveis, cautelosas e exigirão um tratamento mais empático onde elas necessitarão ser ouvidas e compreendidas.

Técnica do A.M.O.R

Em linhas gerais serão estas as novas competências que deverão ser desenvolvidas por lideres com ou sem experiência para enfrentarem os tempos pós-pandemia, um tempo em que teremos que exercitar muito amor e compreensão para obtenção de resultados.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Morales
Especialista em Controladoria| MBA em Gestão Estratégica de Pessoas| Editor do Site Falando de Gestão I Professor EAD

Comments are closed.