Sunday, 21/7/2024 | 8:27 UTC-3

Ser pessoa polímata pode beneficiar sua carreira?

Por Pedro Paulo Morales

Polímata é uma palavra de origem grega, significa “aquele que aprendeu muito”, essa palavra pode ser usada para se referir a uma pessoa que possui um conhecimento amplo e profundo em várias áreas diferentes, ou seja, é uma pessoa que é perita em vários assuntos. Polímatas são pessoas que têm uma curiosidade intelectual insaciável e um amor pelo aprendizado que não se limita a uma área específica.

Na história tivemos muitas pessoas que eram polímatas como William Shakespeare, Albert Einstein, Marie Curie entre outros. No Brasil os mais famosos foram José Bonifácio, Dom Pedro II, Ruy Barbosa, Santos Dumont entre outras personalidades.

Ser um polímata pode ser benéfico para sua carreira profissional de diversas maneiras. Em primeiro lugar, ter um amplo conhecimento em várias áreas pode ajudá-lo a fazer conexões entre diferentes áreas de conhecimento e ver problemas de maneiras diferentes, permitindo que você encontre soluções criativas e inovadoras.

Além disso, o conhecimento em várias áreas pode ajudá-lo a se comunicar e colaborar melhor com colegas de diferentes áreas de atuação, permitindo que você trabalhe em equipe de maneira mais eficaz.

Um polímata também pode ser mais adaptável e flexível em sua carreira, capaz de se adaptar a novas tecnologias e tendências, bem como as mudanças em sua área de atuação. Isso pode tornar a pessoa mais valiosa para os empregadores, permitindo que a pessoa polímata se destaque entre os outros profissionais.

Atualmente pessoas com um perfil polímata pode ser chamadas de “profissional 360 graus” devido à capacidade de aprender coisas novas e se adaptar a elas.

Por fim, ter uma ampla gama de conhecimentos pode tornar uma pessoa mais criativa, inovadora, adaptável e valiosa para seus empregadores.

Vamos refletir e sucesso!

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *