Falando de Gestão

O que você faz com seu lixo emocional?

Inserir um subtítulo (2)

Em tempos tão conturbados em que estamos vivendo é normal que diariamente tenhamos muitas emoções com alegria, raiva, desilusões, medo e tantas outras que as vexes nem percebemos.

Heloísa Capelas em seu livro ‘Inovação Emocional’ traz conselhos e dicas de como viver com essa diversidade de emoções que invade a nossa vida e faz com que esse turbilhão de emoções se transforme em uma montanha de “lixo emocional” dentro de nossa mente.

Talvez por recebermos tantas informações e estímulos emocionas através das redes sociais e do dia a dia agitado não tenhamos tempo de reciclar e separar esse lixo que é formado em nossa mente todas as horas.

O lixo emocional que é formado em nossa mente, assim como qualquer tipo de lixo residencial, industrial ou comercial precisa ser descartado todos os dias por motivos óbvios, eles simplesmente vão se acumulando, chegam a transbordar dos latões de lixo trazendo doenças, insetos e animais não desejados, mau cheiro e muitas outras situações indesejadas.

O que acontece com o nosso lixo doméstico é acontece com o nosso “lixo” emocional, as emoções ruins acumuladas diariamente são jogadas em nosso “latão de lixo” localizado em algum lugar da nossa mente e com o tempo começa a atrair coisas indesejadas como o ódio, a frustração, medo, angústia entre tantos outros sentimentos.

Essa montanha de “lixo emocional” acumulado faz com que doenças com stress, ansiedade, depressão o até nos tornemos uma pessoa violenta.

Para evitar que isso aconteça precisamos reciclar o nosso lixo emocional diariamente, verificando o que foi aprendido com determinada situação, não ser fazer de vítima das circunstâncias, como canta Lulu Santos, ter autorresponsabilidade fazendo a sua parte, rever suas crenças e valores e o mais importante, como Heloísa Capelas orienta em seu livro, praticar o perdão, a empatia e a compaixão para assim praticar estabelecer relações de igualdade com o outro.

Agindo desse modo você vai perceber que com pouco tempo o seu “latão de lixo emocional” será esvaziado e poderá experimentar uma nova vida!

Vamos refletir e sucesso!

About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *