Saturday, 14/12/2024 | 6:08 UTC-3
Falando de Gestão

Pague Menos conclui processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma

Coluna Gestão & Negócios

Inciativa permite sinergia entre os nove centros de distribuição da companhia e aumenta o nível de serviço para o cliente final

O processo faz parte do plano de captura de sinergias entre as duas bandeiras Foto: Divulgação

Fortaleza, março de 2023 – A Pague Menos, rede de farmácias presente nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, está na reta final do processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma, adquirida em agosto de 2022. O processo faz parte do plano de captura de sinergias entre as duas bandeiras e exigiu muita dedicação dos 780 funcionários alocados nos CDs da Extrafarma ao longo de três meses. Nesse mesmo período cerca de 400 lojas Extrafarma foram integradas aos sistemas Pague Menos.

“Era necessário definir uma estratégia de takeover, já que a Extrafarma trabalhava com mais de um sistema WMS em seus CDs. Era fundamental diminuir a complexidade sistêmica de integração, identificar as melhores práticas de cada bandeira e conduzir um plano de Supply Chain para captura das sinergias possíveis”, explica Renan Vieira, diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos. “Após o takeover foi preciso implementar os algoritmos e a inteligência de abastecimento Pague Menos customizados para as lojas Extrafarma. Isso só foi possível porque a companhia decidiu investir na mudança e melhoria de seu algoritmo lá em 2016″, reforça o executivo.

“Em vez de abastecer as lojas de acordo com a curva de venda, optamos por usar a segmentação de demanda, que analisa as características de cada produto”, explica Vieira. Dessa forma, os ritmos de estoque das lojas passaram a ser personalizados, com reposição contínua. Depois da mudança, foram necessários três anos para estabilizar a cadeia de abastecimento e deixar tudo customizado. Além disso também foi implementada uma inteligência específica para os medicamentos de prescrição , a fim de capturar o comportamento de compra de cada cupom e tratamento mínimo de cada tipo de medicamento.

Outro destaque é que a Pague Menos é uma das únicas do setor farmacêutico que adota a estratégia de prateleira infinita, que combina o estoque da loja física ao da loja virtual, diminuindo a taxa de perda de vendas. Segundo Vieira, “isso só é possível com a sinergia entre todos os sistemas e estoques das lojas, garantindo uma maior disponibilidade de produtos em menos tempo”. Além do aumento no nível de serviço ao cliente, há um impacto positivo no ‘look and feel’ das lojas.

Inicialmente, a Pague Menos contava com cinco centros de distribuição, localizados em Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Simões Filho (BA), Hidrolândia (GO) e Contagem (MG). Com a aquisição da Extrafarma, somaram-se a essa lista outros quatro, em Aquiraz (CE), São Luís (MA), Benevides (PA) e Guarulhos (SP).”Todo o processo de integração seguiu o plano de investimentos e sinergias da companhia e reduzirá a distância média entre o CD e a loja”, destaca Vieira. “Assim, melhoramos nosso nível de serviço ao cliente, diminuímos as emissões de carbono na atmosfera e estamos prontos para os próximos cinco anos”, comemora o executivo. Com todo esse processo colocado em prática nos últimos quatro meses, os CDs Extrafarma já abastecem lojas Pague Menos e Vice-versa”, destaca Vieira.

Omnicanalidade

A estrutura omnichannel da Pague Menos permite a compra de itens pelo app, site Clique&Retire; Prateleira Infinita; lockers e televendas, que possibilitam ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. A participação dos canais digitais nas vendas da Pague Menos cresce constantemente. De setembro de 2021 a setembro de 2022, houve um avanço de 8,5% para 11% na participação dos negócios digitais sobre as vendas totais, conforme o balanço do 3T22.

A rede de farmácias desenvolve ações que permitem o mapeamento da jornada do cliente e que viabilizam aumentar sua fidelização e engajamento. A companhia faz um grande trabalho que já gerou aumento de retenção, ticket médio e frequência desde 2020. A Companhia também atua com social commerce, Minha Pague Menos, uma nova modalidade de vendas da rede de farmácias que traz o cliente para o centro da estratégia e o torna um parceiro no e-commerce da marca. A Minha Pague Menos já conta com milhares de lojas virtuais, sendo a maior rede de farmácias digital do País. Com a iniciativa, qualquer consumidor interessado em revender os produtos da rede pode abrir uma loja online, escolher aqueles itens que deseja oferecer e ganhar uma comissão para aumentar a própria renda.

A empresa possui um local próprio para abrigar seu braço de TI e transformação, o pmenosLab. Com mais de 1.200 m², em Fortaleza (CE), é um lugar de transformação, inovação e de conexão da Pague Menos com as startups para proporcionar experiências cada vez melhores aos seus clientes. Atualmente, no pmenosLab está em desenvolvimento um app que deve ser o principal ponto de contato com o cliente.

Atualmente, a Pague Menos é a varejista de farmácias com maior número de seguidores e engajamento em diversas redes sociais, líder no número de seguidores no Instagram com 579K, 434K no Facebook e quase 40k no TikTok. Com 197K inscritos no YouTube, e mais de 390 mil horas de exibição de conteúdo, os vídeos tiveram mais de 7M de visualizações em 2022, o que a tornou a redes de farmácias com mais seguidores no mundo todo.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.652 lojas, distribuídas em 389 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Fonte: maquinacohnwolfe.com

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *