Falando de Gestão

Como o ChatGPT vai mudar o mercado de trabalho em 2023

Por Filipe Bento, CEO da Br24

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais avançada e acessível, e o ChatGPT é apenas um exemplo disso. Como um modelo de linguagem baseado em IA, o ChatGPT foi treinado com milhões de exemplos de texto e agora é capaz de compreender e responder a perguntas, criar descrições, escrever artigos (como este que você está lendo) e até mesmo gerar códigos de desenvolvimento de software.

O produto ainda está em fase de testes, mas já atraiu muita atenção da mídia e principalmente de grandes empresas, como a Microsoft, que está querendo investir cerca de 10 bilhões de dólares e levar o ChatGPT para dentro de seus produtos Office.

Com isso, podemos acreditar que o ChatGPT tem o potencial de mudar significativamente o mercado de trabalho. Ele pode automatizar muitas tarefas que atualmente são realizadas por humanos, como a geração de texto, a tradução e a resposta a perguntas. Isso pode levar a uma redução no número de empregos em algumas áreas, como escrita criativa, redação de conteúdo e tradução, mas pode também criar oportunidades em outras áreas.

Já tem até curso em inglês ensinando todas as formas pelas quais o ChatGPT pode ajudar você no trabalho. Algumas delas são: tradução de textos, ideias para criação de conteúdos na internet, criação de sumários para conteúdos, escrita de anúncios (conhecido mais popularmente como copywriting), escrever músicas etc.

Por exemplo, com a automação de muitas tarefas, as empresas podem se tornar mais eficientes e precisas, o que pode beneficiá-las, e, por sua vez, criar empregos que exijam habilidades humanas para agregar muito mais valor aos seus negócios. Além disso, a manutenção e o treinamento de modelos de IA, como o ChatGPT, também podem se tornar uma nova área de trabalho.

Já tem gente que fez faculdade de Jornalismo e Pedagogia atuando como treinador de inteligência artificial dentro da empresa. Isso porque o mercado de educação formal demora um pouco mais para acompanhar a velocidade das mudanças e das novas tecnologias.

É importante notar que o ChatGPT e outros modelos de IA ainda precisam ser supervisionados e monitorados por humanos para garantir precisão e evitar erros. Isso pode criar oportunidades para profissionais de tecnologia e ciência de dados.

Em geral, o ChatGPT e outras tecnologias de IA têm o potencial de mudar significativamente o mercado de trabalho. E isso está acontecendo neste exato momento.

Já tem gente vendendo serviços de criação de textos de anúncios antes feitos por uma agência digital e uma equipe superespecializada que demorava semanas para entender o contexto, o público-alvo e depois criar alguns testes de anúncio. O ChatGPT faz isso em segundos.

Desenvolvedores de software estão usando o ChatGPT para aprender e acelerar seus processos de desenvolvimento, o que pode gerar uma enorme produtividade, e quem não usar isso vai acabar gastando mais tempo e dinheiro para poder desenvolver. Se a gente pensar de uma forma mais ampla, não usar esse tipo de tecnologia poderá levar profissionais e pessoas a perderem competitividade e lugar no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia na prática, a estrutura-base deste artigo contou com a ajuda do ChatGPT. É claro que eu, como autor, fiz algumas outras pesquisas e adicionei minha visão ao texto, mas com certeza ele me poupou muito trabalho.

Esse ainda é um assunto superpolêmico, mas, por mais assustador que possa parecer, o importante é estar ligado às mudanças e se abrir ao novo, para poder aproveitar todas as oportunidades que as novas tecnologias podem gerar a nossa sociedade e a nossos negócios.

As empresas e as pessoas de negócios precisam estar cientes desses desafios e trabalhar para se preparar e aproveitar as oportunidades que essa tecnologia oferece.

Por: Engenharia de Comunicação

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *