Os Búfalos e a liderança

Pedro Paulo Morales

O mundo animal não cansa de dar bons exemplos para os seres humanos. Um desses maiores exemplos é a liderança. 

Conta-se que na América do Norte os primeiros colonizadores do território foram capazes de dizimar mandas inteiras de búfalos simplesmente porque entenderam como a liderança funcionava nestes grupos. Neles, a liderança era exercida sempre pelos animais mais fortes que poderiam ser tanto machos com fêmeas.  Os líderes das manadas dirigiam o grupo com força sem espaço para rebeldias. Nesses grupos quando o búfalo líder decidia a direção todos iam atrás e quando os líderes morriam ou ficavam doentes a manada se dispersava ou ficava exposta aos predadores 

Apesar de hoje a liderança estar muito mais democrática e moderna infelizmente ainda existem líderes que no mundo corporativo agem como verdadeiros búfalos, querem que suas ordens sejam respeitadas a qualquer custo, não dando espaço para opiniões, discussões ou reuniões estratégicas. Outra característica desses líderes é que eles nunca tiram férias pois como eles costumam dizer, sem sua presença as “coisas não andam”  

As equipes lideras pelos chefes Búfalos costumam ser composta por pessoas medrosas e sem criatividade, em tudo dependem do chefe até mesmo para pequenas decisões cotidianas. Em alguns casos quando as pessoas ousam em tomar decisões estas são punidas exemplarmente mesmo que a decisão seja acertada.  

 Outra característica dessas equipes é que quando o chefe não está presente elas simplesmente vagam pela empresa sem saber como agir, ou ficam à espera de ordens para desempenharem as suas funções.  

Infelizmente, embora que de maneira sutil ainda temos em pleno século 21 chefes Búfalos travestidos de líderes. Estes para atingirem resultados mantêm suas equipes no cabresto onde os “liderados” esperam uma oportunidade para se desgarrar da manada. 

Vamos refletir e sucesso! 

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas,  Pós-Graduado em PSC –  Professional and Self Coaching (Coaching Pessoal e Profissional) e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Comments are closed.