- A Importância de Celebrar Metas no Ambiente de Trabalho
- A dura escolha de uma profissão por um adolescente
- Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, com lançamento do livro físico em 18 de dezembro, em Natal/RN.
- Novidade: Loucos Por Coxinha inaugura modelo “store in store” e alcança resultados expressivos
- Marca Fortaleza patrocina a 28ª edição do Ceará Natal de Luz
Como Habilidades Comportamentais Podem Salvar Seu Emprego
14 de novembro de 2024Por Pedro Paulo Morales
Um dos maiores problemas atualmente no mundo corporativo é o número de demissões verificadas por conta de habilidades comportamentais.
Podemos entender por Habilidades Comportamentais todas as habilidades inerentes ao ser humano. Entre elas estão a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de cumprir horários de expediente, prazos e metas, bem como falta de ética como se apropriar de trabalhos de colegas, manipulação de índices e até coisa mais grave como falsificação de documentos.
Outro problema que está afetando o resultado no mundo corporativo é a falta de uma comunicação assertiva, pois esta prejudica o contato entre os colegas de trabalho e até mesmo o fluxo de informações na empresa.
A comunicação hoje feita pelos aplicativos de mensagens agilizam a comunicação, mas também faz com que problemas que necessitam de uma ação imediata fiquem adormecidos nos vários grupos existentes em empresas, isso acontece porque ultimamente as pessoas pensam que basta enviar uma mensagem ou-mail o problema fica resolvido.
Esses aplicativos podem desencadear brincadeiras excessivas ou até mesmo as fofocas na empresa. Por esse motivo, muitas organizações estão revendo o processo de comunicação interna feita por aplicativos de mensagens.
A ausência dessas habilidades deixa as empresas e os funcionários sem saída. Por parte das empresas elas têm verificado dificuldade de relacionamento entre a sua equipe o que por sua vez causa cada vez mais queda de produtividade e não cumprimento de resultados e isso vem gerando muita cobrança por parte das empresas o que acaba gerando mais pressão entre os funcionários.
Para os funcionários a falta dessas habilidades desencadeia muitos problemas a ponto de surgir o fenômeno “FLOGO”– Fear of Getting Laid Off, um termo que está presente no vocabulário mundial e em uma tradução livre significa o medo de perder o emprego seja por vontade própria ou da empresa. O problema é tão evidente que segundo uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da indústria) o medo de perder o emprego afeta 1/3 dos profissionais brasileiros. Não é só no Brasil que este medo tem se manifestado, nos Estado Unidos os profissionais também estão mais preocupados em perder o emprego. Esse medo de perder o emprego está causando no trabalhador problemas como ansiedade, depressão e esgotamento mental.
Sendo assim é preciso que os funcionários comecem urgentemente a desenvolver habilidades comportamentais já que no mundo atual as habilidades técnicas, com amplo uso da IA — Inteligência Artificial começam a virar commodities e ao que me parece estamos tendo dificuldade no campo em que as máquinas nunca vão nos superar: a emoção.
Para as empresas deixo o meu recado, as máquinas não consomem mais do que baterias e algumas peças sobressalentes de tempo em tempo e não é possível, ao menos até agora despertar em um robô o desejo de ter uma bateria verde ou azul, já o ser humano… Por isso cuidem do ser humano que nós saberemos retribuir.
Vamos refletir e sucesso!
POST YOUR COMMENTS