- A Síndrome do Impostor: Como Ela Impacta a Confiança dos Trabalhadores
- Transforme suas férias com “Yoga na Praia”: equilíbrio e bem-estar ao alcance de todos
- Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
- Diretor de Felicidade: A profissão do futuro que ganha espaço nas grandes empresas
- Nova diretoria da ADVB Ceará assume com foco em transformação digital e expansão das atividades
Prática sem teoria
18 de março de 2022Por Professor Carlos Delano
Somos imediatistas. Essa é a conclusão que tiro por sempre observar que não mais querermos seguir todas as etapas necessárias para nos tornar excelentes profissionais.
O grande médico, esse que trabalha muito para salvar vidas na pandemia, por exemplo, como estuda para fazer valer a gratidão dos familiares dos pacientes e da sociedade, não é? Mas será que estudam tanto quanto os antigos?
Eu sou professor formado e escolhi seguir essa profissão para contribuir com uma educação de qualidade – Assim diz indignado o profissional que está fora do mercado e que esqueceu o livros, talvez, ainda na época de faculdade. Acredita que o pouco que aprendeu enquanto estudante (ou apenas aluno?) é o suficiente para possa exercer o seu ofício como ninguém no planeta. Coitado! Precisa entender que nada é permanente.
Para sermos profissionais de ponta no mercado, faz necessário estudar e visitar os livros assim como se visita, hoje, as redes sociais. Mas parece que ese hábito não temos mais. E as desculpas são inúmeras, passando pela falta de tempo e chegando a tempos modernos em que se estuda pela Internet.
Mochila pesada não se carrega mais nas costas. Pesquisas em bibliotecas nem pensar. E estudar, se um dia foi um hábito, deixou de ser e ninguém lembra mais. Que estudantes somos nós? Será que achamos ainda sê-los apenas porque portamos uma carteira estudantil na carteira, na bolsa, para pagar meia em estádios e cinemas?
O músico canta, porque esse é seu ofício. O médico medica porque para isso se credenciou. O professor ensina porque essa foi sua escolha. O cozinheiro cozinha porque para matar a forme de alguém ele é importante.
E o estudante? Estuda?
Carlos Delano Rebouças – Professor e Palestrante e Instrutor de vários cursos de formação profissional. instagram.com/professor.carlosdelano/
POST YOUR COMMENTS