O que é uma carreira?

Pedro Paulo Morales

Por Pedro Paulo Morales

Existem vários tipos de carreira e você apenas será feliz se encontrar um equilíbrio ente elas.

Muita gente costuma associar o termo carreira somente pelo aspecto profissional. A palavra carreira deriva do latim carraria (caminho para carros) e apenas no século XIX é que a palavra carreira começou a ser usada em referência à trajetória profissional.

O conceito tradicional de carreia diz que uma pessoa, ao entrar em uma empresa, teria grande possibilidade de “seguir carreira” dentro de uma organização, significando a possibilidade de entrar em uma empresa como estagiário e se aposentar como Diretor Presidente.

Hoje com as mudanças trazidas pela globalização, avanços tecnológicos, constantes crises econômicas, a flexibilização do trabalho e transformações sociais onde podemos elencar entre elas a crise desencadeada pela pandemia de COVID 19, a tendência para os próximos anos é de grande mudança quando o assunto é “seguir carreira”

As empresas estão ficando mais enxutas, com menos cargos de diretores, gerentes e chefes de área, o que de certa maneira frusta quem ainda pensa na carreira profissional como nos moldes de 20 anos atrás, ou seja, entrar como estagiário e chegar ao cargo de presidente em uma única empresa.

Há algum tempo se fala em vários tipos de carreiras onde em cada uma dessas carreiras podemos desempenhar um papel diferente e onde podemos ter sucesso também.

Sendo assim podemos falar em diversos tipos de carreiras como:

  1. Carreira Familiar: Onde podemos ter sucesso como pessoa se tornando um bom pai ou mãe, filho (a), esposo (a) por exemplo,
  2. Carreira como empreendedor: Apesar de parecer muito com a profissional é possível encontrar uma satisfação pessoal pois esse tipo de carreira também consegue mensurar o sucesso profissional  através da comparação entre o início de um empreendimento e como ele se encontra hoje.
  3. Carreira como voluntário: Onde pessoas encontram a realização satisfação  ao  se tornar uma pessoa reconhecida por sua contribuição  dentro de uma comunidade ou a uma causa.
  4. Carreira profissional fora do mundo corporativo: Esta se tornando muito comum pessoas seguirem carreira como profissional liberal, consultor de negócios ou até mesmo

É certo que existem vários tipos de carreira e sempre, independente da carreira que você seguir apenas será possível ter sucesso se for possível encontrar equilíbrio entre as muitas carreiras que se pode desempenha.

Não adianta ser um executivo de sucesso se sua vida pessoal é um desastre, assim como não adianta ser um bom pai se você não tem condição de levar o sustento para casa. O segredo é o equilíbrio entre os papéis que desempenhamos e as carreiras (filho, profissional, voluntário e muitas outras) que abraçamos.

O importante é não medir a carreira apenas pelos cargos ocupados ou dinheiro disponível na conta bancária, mas responder à duas perguntas chave.

Na média estou feliz com as várias carreiras que desempenho minha vida? Onde posso melhorar para atingir o equilíbrio entre elas?

            Vamos refletir e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas,  Pós-Graduado em PSC –  Professional and Self Coaching (Coaching Pessoal e Profissional) e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Comments are closed.