Saturday, 25/1/2025 | 10:25 UTC-3
Falando de Gestão

A cultura como ativo corporativo

*Por Carolina Ferreira

Idalberto Chiavenato, escritor, professor e um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados em gestão de pessoas, afirma que a cultura organizacional é o “modo de vida” de uma empresa. Além de representar a maneira (ou jeito) como as coisas são feitas, a cultura é o conjunto de histórias que podem ser contadas sobre as interações de um grupo de pessoas.

Quando trabalhada de forma robusta, permanente e estratégica, é vantajosa para o negócio. Não só de fora para dentro, mas, sobretudo, de dentro para fora, pois estabelece objetivos em comum entre os colaboradores e cria um ambiente agradável, de respeito mútuo, colaboração e valorização das características individuais e da eficiência coletiva. Não é algo imposto ou ensinado, mas vivido.

Em mundo cada vez mais globalizado, no qual os modelos e relações de trabalho estão em constante transformação, fortalecer a cultura organizacional é vital para garantir que as empresas consigam atrair e reter os melhores profissionais.

De acordo com uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM), 88% dos respondentes levariam em conta a cultura da companhia antes de aceitar uma oferta de emprego. Um estudo da Glassdoor corrobora esse cenário e aponta que empresas com culturas fortes têm uma taxa de rotatividade de apenas 13,9% em comparação aos 48,4% de empresas com culturas fracas.

Não por acaso, a cultura organizacional aparece na segunda colocação na lista das top cinco prioridades dos líderes de RH para 2025, feita pela consultoria Gartner. Segundo o levantamento, realizado com mais de 1.400 líderes de RH em 60 países, 97% deles desejam mudar algum aspecto da cultura de sua empresa, revelando que as organizações estão enfrentando dificuldades para materializar a cultura e incorporá-la ao dia a dia das pessoas.

Esse desafio pode estar ligado, em grande medida, à falta de compreensão da cultura como algo vivo, que precisa evoluir de acordo com as fases e necessidades do negócio, os comportamentos do mercado, os avanços tecnológicos e as expectativas de colaboradores e clientes.

A mudança é uma constante

Vivenciei três transformações culturais em uma organização, todas impulsionadas por mudanças nos direcionadores estratégicos. Na mais recente delas, estabelecemos algumas premissas:

  • O propósito organizacional deve ser o cerne da cultura corporativa, orientando as ações e decisões da empresa;
  • Os pilares de cultura devem refletir o comportamento esperado de todas as pessoas e, assim, direcionar os posicionamentos;
  • As pessoas precisam protagonizar a jornada, sendo ouvidas genuinamente em ações/rituais que proporcionem momentos de trocas;
  • A colaboração entre os times envolvidos na construção da evolução da cultura é essencial para um resultado efetivo e que gere impacto.

Dessa forma, estudamos e refletimos sobre a cultura corporativa então vigente, definimos quais adaptações seriam necessárias para o novo momento da companhia e como faríamos para concretizá-las.

Fazer da cultura um ativo tangível, que entregue o que preconiza em cada interação com os colaboradores, cria ambientes mais produtivos, inovadores e psicologicamente seguros.

Sobre a autora

Carolina Ferreira é superintendente de Gente e ASG e Diretora Interina de Gente e ASG na Alelo, empresa especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos há mais de seis anos . Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Psicologia Organizacional do Trabalho de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e CHRO pelo Insper, a executiva reúne em mais de 20 anos de carreira, com grande vivência em agendas transformacionais, Cultura e Design Organizacional, Gestão de Talentos e de Desenvolvimento e Employee Experience. Atualmente, está à frente das áreas de ESG e Corporativas de Recursos Humanos, incluindo DEI, Sustentabilidade, Cultura, Desenvolvimento, EX, Comunicação Interna, Performance, Remuneração, Orçamento e People Analytics.

Fonte: FSB Comunicação

📷Divulgação

 

  • Como criar uma comunidade corporativa: primeiros passos
    *Por Jen Medeiros Criar uma comunidade corporativa é um processo estratégico que pode trazer inúmeros benefícios para uma organização, como o fortalecimento do senso de pertencimento, fidelização à marca, troca de conhecimentos e promoção da inovação. Contudo, construir e manter uma comunidade requer planejamento, alinhamento com os objetivos da empresa e um compromisso constante em
  • Centerbox adquire Ismael Supermercados e amplia presença no Ceará
    O Centerbox concluiu a aquisição do Ismael Supermercados, empresa cearense com oito unidades. Das lojas adquiridas, seis serão convertidas para a marca Centerbox, enquanto duas serão descontinuadas. Uma das unidades já foi inaugurada, e as demais devem abrir ainda neste mês, após reformas. Com o negócio, o Centerbox passa a operar 23 lojas no estado.
  • Lula coordena reunião para discutir redução no preço dos alimentos nesta sexta-feira
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve liderar uma reunião nesta sexta-feira (24) com ministros para debater estratégias de redução dos preços dos alimentos no Brasil, uma prioridade da gestão em 2025. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após um encontro preparatório com os ministros Rui Costa (Casa Civil)
  • Família fundadora da Hapvida vende emissoras de TV e rádio na Paraíba para o Grupo Norte de Comunicação
    A família Pinheiro Koren de Lima, criadora da operadora de planos de saúde Hapvida, concluiu a venda de um grupo de emissoras de TV e rádio na Paraíba para o Grupo Norte de Comunicação, sediado no Amazonas. A transação incluiu as TVs Manaíra (afiliada da RedeTV! em João Pessoa) e Borborema (afiliada do SBT em
  • Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
    Por Pedro Paulo Morales Liderar é servir. A frase pode até soar como um clichê, mas nada reflete melhor a essência de uma liderança eficaz. O gestor que deseja extrair o melhor de sua equipe precisa, antes de tudo, descobrir o que cada membro almeja para sua vida. Afinal, alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores
Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *