Sunday, 21/7/2024 | 8:35 UTC-3

6 dicas para conciliar estudos e trabalho durante o segundo semestre

Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, apresenta o que é essencial para os estudantes que já atuam no mercado de trabalho

Conciliar as responsabilidades de estudos e trabalho pode se revelar um desafio significativo, porém, com a devida organização e a aplicação de estratégias eficazes, é possível atingir um equilíbrio satisfatório. Para isso, o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e uma marca do UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para a educação do país, apresenta seis dicas para os estudantes que já estão no mercado de trabalho considerarem para o segundo semestre do ano letivo.

1. Utilize o livro-jogo gratuito que ajuda a equilibrar estudos e trabalho de forma prática

O livro-jogo “Conciliando Estudos e Trabalho: A Batalha Diária” oferece uma abordagem lúdica e educativa para refletir a realidade da vida de quem precisa equilibrar estudos e trabalho. Os jogadores enfrentam desafios do cotidiano, utilizando estratégias e ferramentas para encontrar o equilíbrio entre essas responsabilidades e alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Cada fase do jogo aborda temas como organização, planejamento e concentração, proporcionando conhecimento e aprimorando habilidades. A etapa final envolve enfrentar os “chefões” da vida adulta, como falta de planejamento financeiro, desorganização e procrastinação. Os jogadores que vencerem esses desafios ganham acesso a cursos úteis.

O jogo está disponível neste link, é gratuito e pode ser jogado digitalmente ou como uma apostila interativa para uma experiência mais visual e prática.

2. Desenvolva um planejamento sistemático de seu tempo

É importante que os estudantes tenham um cronograma estruturado que englobe horários dedicados ao trabalho, estudos, momentos de descanso e lazer. Ainda, ferramentas como calendários físicos ou aplicativos de gerenciamento de tarefas podem contribuir para ter uma visão clara de toda a semana.

A segmentação do tempo permite uma alocação eficiente dos recursos, tornando possível atender às demandas de estudos e trabalho sem prejudicar outros aspectos de sua vida.

3. Defina metas realmente alcançáveis

É crucial estabelecer metas acadêmicas e profissionais que sejam realistas e alcançáveis, pois isso garantirá que as pessoas mantenham o foco e evitem a sobrecarga de responsabilidades. Uma vez que as metas estejam bem definidas, há uma direção e um propósito a ser seguido, orientando os esforços de modo eficaz.

4. Invista em uma comunicação proativa

Ao estudar e trabalhar, muitas vezes é preciso conversar com os empregadores e professores sobre as adversidades que podem surgir eventualmente durante a rotina. Diante disso, é necessário manter uma comunicação aberta e proativa com líderes e educadores, informando sobre as situações e necessidades específicas.

O diálogo contribui para a compreensão mútua e pode resultar em maior flexibilidade em relação a prazos e horários.

5. Priorize as tarefas

Devido às múltiplas tarefas da rotina, é valoroso que os profissionais identifiquem e priorizem as demandas mais relevantes e urgentes para cada semana e para o mês. A habilidade de priorização contribui para uma gestão mais eficiente do tempo e dos recursos disponíveis.

6. Cuide de sua saúde e peça apoio quando necessário

Para o bom andamento da rotina, a saúde física e mental também precisa estar em dia. Dessa forma, é importante manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente e reservar tempo para aproveitar os momentos.

Além disso, os estudantes e profissionais devem pedir apoio de amigos, familiares e colegas quando sentirem necessidades, pois o suporte emocional e prático pode realmente fazer a diferença diante de algum desafio.

Seguindo as orientações mencionadas, é possível atingir uma posição mais favorável para equilibrar suas responsabilidades de estudos e trabalho. Com o livro-jogo do Passei Direto, a rotina pode ficar ainda mais leve e os estudantes possuem acesso a mais dicas. De toda forma, é importante considerar que alcançar o equilíbrio é um processo contínuo, que exige paciência e adaptação constante.

Acesse o site do Passei Direto e conheça mais orientações essenciais para o bom desenvolvimento educacional e profissional.

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ Artigos