Falando de Gestão

Pioneiro no Brasil, Ceará facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem

Ceará Notícias

A formalização de negócios no Ceará acaba de alcançar um novo patamar de agilidade e acessibilidade. O estado tornou-se pioneiro no Brasil ao disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. O serviço, batizado de “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, foi lançado pelo Governo Estadual durante reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, contando com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades.

O objetivo da iniciativa é desburocratizar o processo de abertura de empresas, proporcionando facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses. Para o governador Elmano de Freitas, essa é uma conquista importante que visa simplificar a vida daqueles que decidem empreender. Considerando que quase um milhão de empresas no Ceará são de pequenos negócios, a medida tem potencial para impulsionar a geração de empregos e fortalecer a economia local.

Banner
 O serviço, conduzido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), é uma expansão do Programa Empresa Mais Simples, que desde 2016 vem buscando tornar os processos de abertura de empresas mais acessíveis e ágeis. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, enfatiza que a inovação promove a eficiência, e a integração com o WhatsApp visa unir esforços para facilitar ainda mais a vida dos empreendedores.

A abertura de empresas pelo WhatsApp segue um fluxo simplificado, utilizando uma conversa entre o cidadão e um bot, que guiará o empreendedor até a conclusão do registro da empresa. Para empresas de baixo risco, será possível obter o registro completo, incluindo o contrato social, inscrições tributárias e até mesmo a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.

Além disso, a ferramenta também permitirá o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, abrangendo diversos tipos de atividade e porte empresarial. Para acessar o serviço, basta adicionar o número (85) 3108-2920 no WhatsApp e seguir as instruções.

O programa Empresa Mais Simples, conduzido pela Jucec desde 2018, já viabilizou a formalização de empresas de baixo risco de forma simplificada e digital, em até três minutos, sem custos para o cidadão. Com a adesão de diversos municípios cearenses ao programa e a integração com o WhatsApp, a abertura de empresas no estado se torna mais acessível do que nunca, impulsionando o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico de toda a região.

 Com informações do Governo do Estado
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão