Finanças e empreendedorismo: uma dupla perfeita
Neste material, Erik Penna enumera 3 passos efetivos de fácil implementação para ajudar a colocar as contas em dia e potencializar os resultados do negócio.
Segundo o IBGE, 60% das empresas no Brasil fecham antes de completar 5 anos e, um dos principais motivos, é a má gestão financeira.
Enumero abaixo 3 passos efetivos de fácil implementação que irão ajudar você a colocar as contas em dia e potencializar os resultados do seu negócio. Confira:
1- Separar as contas
Agora acabou a desculpa. Blocos coloridos e anotações.
É bem comum ver o empresário utilizar a mesma gaveta para receber e pagar contas pessoais e da empresa. Esse ato gera a incerteza de quanto a empresa realmente fatura e gasta, e qual valor de retirada mensal o proprietário ou sócios fazem mensalmente. Mas tenho uma notícia boa: isso é fácil de resolver.
Pegue uma caneta, separe dois blocos adesivos (post-it) de cores diferentes, adicione uma dose de disciplina e pronto! E já que o dinheiro está todo no mesmo lugar faça o seguinte:
Escolha uma cor (amarelo, por exemplo) e todo dinheiro que você for pegar para comprar algo pessoal, anote o valor e ao que se refere. Por exemplo: use uma folha do bloco amarelo e escreva R$ 50,00 – farmácia/remédio para as crianças. Em outra folha amarela escreva R$ 30,00 – cinema. Numa outra, anote R$ 20,00 – lanche para a escola, e assim por diante.
E com outra cor (azul, por exemplo) escreva os recursos destinados às contas da empresa: R$ 200,00 – matéria prima; R$ 100,00 – impostos; R$ 500,00 – adiantamento de funcionário, etc.
Ao final do dia, você saberá exatamente quanto saiu para as contas pessoais e o que foi destinado para a empresa.
2- Fluxo de caixa
Uma planilha bem simples é o suficiente.
Após ter separado as contas pessoas e profissionais, é hora de planejar fazendo uma planilha de contas a pagar e contas a receber, para identificar aonde o dinheiro está indo.
A planilha pode ser feita no Excel, com 5 colunas: data, ocorrência, entrada, saída e saldo.
Faça uma previsão das entradas diárias (vendas à vista e recebimentos a prazo) e das contas dia a dia que terá que pagar. Faça um planejamento de 30 dias para esta planilha.
Isso será um raio x financeiro da sua empresa, ou seja, você saberá o quanto terá que pagar e o quanto irá receber e a planilha já calcula automaticamente o saldo diário.
E se você verificar na planilha, por exemplo, que daqui a 10 dias vai faltar dinheiro para pagar as contas, o que pode ser feito?
Sabedor da necessidade de recurso financeiro, você pode criar alguma promoção para incremento das vendas e ofertas para pagamento à vista.
E, se mesmo assim não conseguir, você saberá exatamente quanto de capital de giro vai precisar ao procurar uma instituição financeira.
3- Capital de giro
É o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa ou para a expansão daquele negócio, ou seja, quanto a empresa precisa de recurso financeiro para pagar as contas e manter as portas abertas.
Por exemplo, num mês em que o faturamento cair ou se você vender muito a prazo, como fará para pagar as contas no vencimento? Se for preciso comprar novos móveis ou instalar um ar condicionado, também será necessário um recurso financeiro extra.
Após seguir os 3 passos acima e com esses dados em mãos, é possível saber exatamente quanto o dono da empresa está retirando por mês, e ainda permitirá tomar as decisões mais assertivas para o negócio decolar.
Lembre-se, ainda, que a ligação entre o planejamento e a disciplina costuma ser o elo entre o desejo e sonho de sucesso realizado.
* Erik Penna é palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” e “O Dom de Motivar na Arte de Educar”. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br.
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna
Ministra palestras de vendas e motivação, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br.
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Julio Cesar S. Santos
6 de maio de 2024Agradeço a publicação do referido artigo, amigo Pedro Paulo. Sucesso pra nós
Redação FG
9 de maio de 2024Caro Julio é um prazer poder publicar artigos que trazem conhecimento aoas nosso leitoraes!