Tuesday, 15/7/2025 | 8:27 UTC-3
Falando de Gestão

Você já ouviu falar em “microaposentadoria”?

Um novo termo está agitando o mercado de trabalho, a “microaposentadoria”. Essa tendência está crescendo entre os jovens da geração Z, aqueles que nasceram entre o final da década de 1990 e 2010.

Os jovens que estão nas casas dos 30 anos estão começando a perceber que a vida não é somente trabalho estão preferindo acumular mais experiencias do que bens. Os jovens perceberam que podem se divertir ou viajar não tendo carro na garagem, ou não precisam usar roupas de marcas para serem felizes.

Esses jovens estão percebendo que tem que “trabalhar para viver” e não “viver para trabalhar” como fizeram seus pais e avós, que perderam a saúde acumulando capital, deixando para começar a viver a vida aos 65 anos, quando a aposentadoria chega e percebem que mesmo com a aposentadoria precisam continuar trabalhando porque acham que o que tem nunca é o suficiente ou o que ganham não dá para pagar pela saúde perdida.

Os jovens estão preferindo dar uma pausa no meio da vida profissional para viver novas experiências e aventuras como, por exemplo, aprofundar conhecimentos em áreas como línguas, fotografia ou teatro, por exemplo, desenvolver atividades que lhes deem prazer ao invés de renda.

Para terem acesso a “microaposentadoria” os jovens da Geração Z se planejam, estão trabalhando duro por um período, economizando dinheiro e vivendo com menos bens materiais para poder ter um período sem trabalhar durante a vida profissional.

Essa nova tendência da geração Z necessitará que o RH das empresas se adapte oferecendo a esses jovens mais flexibilidade e mais possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional.

A tendência da “microaposentadoria” também pode servir de alerta para as empresas e o mercado porque ao ver que os jovens estão procurando mais experiencias do que bens talvez a nova geração consuma menos bens e serviços para ser feliz e isso fará com que o mercado tenha que se adaptar a um volume de consumo menor.

Com certeza a geração Z começa a cogitar que está precisando de um ritmo mais calmo de vida, sem muito estímulo ao consumo desenfreado e muita pressão por resultado. O que eles querem é viver!

Vamos refletir e sucesso!


  • Saúde mental e bons hábitos alimentares: iFood Benefícios lança projeto para estimular o bem-estar no trabalho
    Nova iniciativa aposta em nutrição saudável como aliada da saúde mental de profissionais O papel da alimentação equilibrada e dos hábitos saudáveis no bem-estar dos trabalhadores ganhou novo impulso com o lançamento do projeto “Saúde no Prato”, do iFood Benefícios. A iniciativa reúne conteúdos práticos, ferramentas e eventos para apoiar empresas e colaboradores na adoção
  • Linguagem corporal impulsiona carreira, aponta especialista
    A linguagem corporal é decisiva para o crescimento profissional. Postura, contato visual, controle de gestos e expressões faciais transmitem confiança e profissionalismo. Segundo Rafael Cunha, pequenas atitudes não verbais podem distinguir uma pessoa em processos seletivos e no ambiente de trabalho, tornando-a mais notada positivamente pelos recrutadores.
  • Consumo de álcool ou drogas preocupa empresas
    Estudo aponta aumento do uso de substâncias no ambiente de trabalho O uso de drogas durante o expediente preocupa empresas e especialistas em saúde ocupacional. Segundo pesquisa da Ohio State University, cerca de 9% dos adultos na faixa dos 30 anos admitem consumir álcool, maconha ou até cocaína antes, ou durante o trabalho. O levantamento,
  • Curso ensina como fortalecer marcas por meio da imprensaProjeto é voltado a empresários e profissionais que desejam aprimorar a imagem institucional de marcas e produtos
    Como transformar ações da empresa em pautas jornalísticas? Quais critérios a imprensa utiliza para publicar uma notícia? E como o relacionamento com jornalistas pode gerar autoridade e visibilidade para marcas, produtos ou instituições? Essas são algumas das perguntas respondidas no curso “Como fortalecer marcas – O poder do relacionamento com a imprensa”, lançado pelo jornalista
  • Ambev oferece vagas de emprego no Ceará e em outros 20 estados
    Oportunidades abrangem diferentes níveis de experiência e reforçam investimentos no país A Ambev anunciou a abertura de 270 vagas de emprego em 21 estados do Brasil, com destaque para o Ceará, uma das regiões contempladas com novas oportunidades. As vagas são destinadas a diversos perfis profissionais, desde quem busca o primeiro emprego até especialistas, e
Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Descubra mais sobre Falando de Gestão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading