Friday, 8/11/2024 | 10:33 UTC-3
Falando de Gestão

PMEs online alcançam R$ 309 milhões de faturamento com o Natal

Moda foi o segmento que registrou maior faturamento, seguido por Saúde & Beleza e Acessórios, o Ceará foi o 5º colocado no Ranking.

 Dezembro de 2023 – Com a chegada do final do ano, o Natal gera uma das principais movimentações no e-commerce, com promoções e a venda de produtos comemorativos. Do dia 1 a 25 de dezembro, as PMEs online faturaram 309 milhões, um crescimento de 33,5% em comparação ao mesmo período de 2022. No total foram vendidos mais de 4 milhões de produtos, quantidade que superou o volume de 2022 em 21%, com um ticket médio de R$230,60 por pedido. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.“As datas festivas representam um mar de oportunidades para os empreendedores, pois possibilitam fidelizar seus clientes através de boas experiências, desde a realização do pedido até o recebimento do produto. Design comemorativo no site, enfeites e embalagens especiais são excelentes alternativas para quem deseja se destacar. Outro ponto fundamental é garantir um frete rápido, para que os clientes recebam suas compras antes das festas. Para lojistas que querem apostar bastante nas comemorações de fim de ano, recomendamos trabalhar o tema nos conteúdos para redes sociais e até mesmo pensar em produtos e kits exclusivos para o Natal”, afirma Marcela Orlandi, Gerente Sênior de Sucesso do Cliente na Nuvemshop.

Para a empreendedora Tirzah Freitas, cofundadora da Mazé Doces – loja virtual especializada em doces cristalizados –, o final do ano é a melhor época de vendas: “novembro e dezembro são historicamente nossos melhores meses de faturamento. Chegamos a vender de três a quatro vezes mais do que um mês normal. Além disso, esse último trimestre tem sido muito atípico. Vendemos em dois meses o equivalente a um ano de vendas”, comenta. “Nossos produtos são a cara do Natal, frutas cristalizadas são muito típicas nas mesas e receitas natalinas. E o destaque nos últimos 3 anos tem sido para as frutas cristalizadas inteiras, como abacaxi e abóbora”, finaliza a lojista.

Moda (R$ 121,5 milhões) foi o segmento que atingiu maior faturamento, seguido por Saúde & Beleza (R$ 21,5 milhões) e Acessórios (R$ 20,5 milhões). Entre os produtos mais vendidos estão camiseta, vestido, granola, creatina, produtos para cabelo, óculos de sol e perfume. Além disso, muitos consumidores optaram por comprar caixas de presente e embrulho online, junto com o pedido. Já sobre os canais de vendas, mais de 25% dos pedidos realizados no Natal em lojas virtuais foram originados pelas redes sociais. Destes, 90,5% foram direcionados a partir do Instagram.

O ranking de estados com maior faturamento é liderado por São Paulo (R$ 145 milhões), acompanhado por Minas Gerais (R$ 32,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 25,5 milhões), Santa Catarina (R$ 21,5 milhões) e Ceará (R$ 19 milhões). Dentre eles, o destaque foi Santa Catarina, que teve um crescimento de 79%, ficando acima da média nacional (33,5%).

Em relação aos meios de pagamento, pela primeira vez o cartão de crédito e o Pix ficaram empatados: ambos foram usados para pagar 45% dos pedidos pagos. A opção de pagamento por carteira digital (wallet), que antes não tinha representatividade, neste Natal foi usada em 1,5% dos pedidos pagos.

Na análise foram consideradas as vendas realizadas de 1 a 25 de dezembro pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

 

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *