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O Conceito do Ouriço
11 de novembro de 2020Uma empresa vencedora consegue unir na sua estratégia, paixão, propósito e lucratividade
Por Pedro Paulo Morales- Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD
Jim Collins autor do livro best-seller “Empresas Feitas Para Vencer. Porque Algumas Empresas Alcançam a Excelência e Outras Não” apresenta aos leitores o conceito do Ouriço. O conceito diz que para uma empresa ser vencedora precisa ter paixão pelo que se faz, encontrar nessa paixão algo que se pode fazer melhor que os outros e descobrir como ganhar dinheiro com essa atividade que ela sabe fazer melhor que as outras empresa concorrentes.
O autor conta no seu livro que certa vez houve um duelo entre uma raposa e um ouriço. A raposa animal astuto e com várias estratégias sempre procura pegar o ouriço porem nunca consegue. O motivo é que o ouriço sempre usa a sua melhor estratégia para fugir: ele se enrola todo, escondendo suas partes vitais e rola bem depressa para longe da raposa.
O conceito ouriço de Collins é baseado em três princípios:
- Paixão pelo que se faz: Uma empresa deve ter paixão pelo que faz, ela não deve ser direcionada apenas para um propósito de lucro, mas também para um propósito de realização pessoal de seus acionistas e colaboradores. Sem isso a empresa não estará completa.
- Encontrar dentro desse propósito uma atividade na qual a empresa possa se destacar: Quando uma empresa produz um produto ou serviço com grande qualidade e preço justo esses começam a se destacar e passam a ser um referencial para a empresa. Isso não significa que a empresa deve fazer apenas uma atividade, mas deve perseguir excelência em tudo que faz!
- As empresas devem descobrir como aumentar o seu fluxo de caixa com as atividades proposito: É certo que uma empresa não se mante sem lucro e que seu maior objetivo é a sustentabilidade. As empresas vencedoras conseguem alinhar os fatores paixão- proposito – lucro para com isso se tornarem modelos de excelência no que fazem!
O conceito Ouriço deve ser entendido assim como uma estratégia para se alcançar a excelência. Uma empresa, para alcançar o sucesso deve procurar algo que desperte a paixão em seus acionistas, “Heads” e colaboradores. A seguir deve buscar dentro dessa paixão uma atividade proposito para poder oferecer um produto ou serviço que a diferencie dos demais concorrentes e por final não menos importante deve identificar como essa atividade propósito vai causar impacto no seu fluxo de caixa.
Quando uma empresa usa a estratégia do Ouriço ela consegue sempre adaptar a sua paixão, produto e lucratividade aos novos tempos, buscando assim um constante estado de excelência.
Vamos refletir e sucesso!
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em PSC – Professional and Self Coaching (Coaching Pessoal e Profissional) e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br
Bibliografia:
O que é o conceito Ouriço, disponível em www.afsys.com.br.
Conceito do Ouriço, disponível em http://gestao-e-negocios.blogspot.com/
O conceito do porco-espinho, disponível em https://blog.nec.com.br/o-conceito-do-porco-espinho
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