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5 características que todo gestor atualizado deve ter

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Por: Jeniffer Elaina

Requisitos básicos são importantes para que uma empresa tenha uma liderança bem-sucedida, então conheça as 5 características que todo gestor atualizado deve ter

Ter o cargo de gestão e lidar com pessoas não é uma coisa muito fácil e nem todo mundo tem o perfil, não é mesmo? Por isso, separamos algumas características que todo gestor atualizado deve ter.

Para ter efetividade na gestão é preciso se dedicar e ter bastante paixão pelo trabalho, desta forma, se tornando uma pessoa mais resiliente e capacitada a liderar os funcionários. Com isso, extraindo de cada colaborador o seu melhor.

Dificuldades no dia a dia sempre irão existir, mas será necessário ter alguns diferenciais para conseguir enfrentar as barreiras e deixar os colaboradores seguros. Ainda mais que uma equipe por ter pessoas de várias gerações.

Um gestor que cria relacionamento com os funcionários consegue ter mais produtividade e menos desmotivação na equipe.

Para ajudar neste cargo, listamos as características que todo gestor atualizado deve ter.

Diferenciais de um gestor de atualizado

É muito importante para uma empresa ter um gestor qualificado e capaz de gerir a sua equipe sem causar descontentamentos, desta forma, será muito mais fácil atingir metas e objetivos que serão importantes para o negócio.

1 – Ser uma pessoa proativa

Esta característica é importante qualquer tipo de caro dentro de uma equipe, mas é um ponto essencial para um cargo de gestão.

A pró-atividade mostra o quanto você veste a camisa da empresa e ainda pode trazer ainda mais motivação para os colabores de alcançarem os objetivos traçados.

2 – Pensar nos funcionários

Preocupar-se com o bem daqueles que fazem parte da sua equipe pode trazer ainda mais vontade de trabalhar.

Atente-se aos benefícios oferecidos pela empresa para cada colaborador. Um funcionário preocupado com a saúde, por exemplo, pode render bem menos que aquele que tem um plano de saúde empresarial, oferecido pelo local que trabalha.

Isso acaba incentivando o colaborador, pois verá que a empresa se preocupa e também ajuda nos momentos que tiver que marcar alguma consulta.

Converse com cada pessoa da equipe e busque sugestões para dar ao RH (recursos humanos) para acrescentar qualidade de vida.

3 – Capacidade de resolver conflitos

Nem tudo são flores quando você está no cargo de gestor e, por isso, é importante esta característica. As pessoas pensam e tem costumes diferentes, podendo gerar conflitos entre membros da equipe.

Para que você tenha pessoas “saudáveis” é importante saber resolver conflitos sem tomar nenhum partido, claro. Tenha cuidado neste momento e procure entender os dois lados.

O gestor deve, a todo momento, deixar o ambiente de trabalho inclusivo e agradável de trabalhar, afinal, muitas pessoas passam mais tempo do dia no local de trabalho do que nas suas casas.

É muito mais agradável trabalhar em um ambiente que saudável do que aquele cheio de pessoas que não se gostam, não é mesmo?

4 – Saber ensinar a equipe

Ensine a pescar e não dê o peixe pronto. Esta é uma frase que um gestor tem que ter na cabeça, afinal, as pessoas precisam aprender e, muitas, esperam isso do seu chefe.

Então, uma das características que todo gestor atualizado deve ter é o dom de ensinar os seus colaboradores as tarefas a serem exercidas.

Desta forma, o gestor também terá a oportunidade de descobrir diversos talentos e, com isso, direcionar o trabalho de cada membro para a demanda que mais tem aptidão, gerando um melhor resultado.

O gestor deve apoiar o seu funcionário a crescer profissionalmente. Se precise, indique cursos, livros etc.

5 – Dar e receber feedback

Conversar com o colaborador mostrando os pontos positivos e negativos do seu trabalho também gera crescimento.

Estabeleça momentos de feedbacks individuais com os membros da sua equipe, assim, você conseguirá ajudar o profissional a visualizar os seus erros e acertos. O feedback é uma chave para o sucesso de uma equipe.

Esta não é uma tarefa tranquila, principalmente, se a conversa for mais de alinhamento do que elogios, mas pense que mostrar ao funcionário onde ele está errado, por exemplo, pode trazer grandes frutos no futuro tanto para ele quanto para a empresa.

O gestor também precisa estar pronto para receber o feedback da sua equipe.

Veja os benefícios do feedback:

  • Consegue melhorar desenvolvimento dos funcionários;
  • Diminui a rotatividade de colaboradores saindo para outras empresas;
  • Melhora o desempenho do profissional e, por consequência, da equipe;
  • É uma forma de se aproximar gestores e colaboradores.

Qual característica de gestor você tem? Conte aqui nos comentários.

Foto: Pixabay

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