Sunday, 21/7/2024 | 6:58 UTC-3

Produtividade Tóxica

Pedro Paulo Morales - Editor do Blog

Pedro Paulo Morales – Editor do Blog

Infelizmente cada vez mais pessoas estão sofrendo de um mal que se intensificou após a pandemia de COVID 19, a produtividade tóxica.

Segundo especialistas a produtividade tóxica ocorre quando uma pessoa tem uma fixação extrema pelo trabalho.

Quando a pandemia chegou muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e com isso o problema se agravou.

Uma das principais características da produtividade toxica é uma preocupação e dedicação excessiva ao trabalho fazendo com que muitas pessoas percam a fronteira entre momentos de trabalho e momentos de descanso e lazer. Entre os muitos sintomas de que uma pessoa pode estar tendo problemas com produtividade toxica é a necessidade de querer mostrar serviço a todo tempo, deixar o computador ligado depois do expediente para checar os e-mails quando tiver um tempinho ou trabalhar finais de semana chegando a sacrificar momentos de lazer com a família e amigos ou até mesmo de sono.

No começo da pandemia as pessoas se sentiram o dono da situação, produtivas e invencíveis fazendo com que as empresas comemorassem o aumento da produtividade, porém com o passar do tempo tanto os colaboradores como as empresas começaram a sentir que essa situação é prejudicial para os dois lados.

Os colaboradores que se comprometem demais com o trabalho podem com o tempo desenvolver quadros de depressão e burnout que fazem com que a produtividade diminua cada vez mais. Como consequência desta queda de produtividade as empresas passaram a cobrar com mais frequência por produtividade a ponto de mudar o status quo de uma pessoa de comprometida com trabalho para uma pessoa não resiliente, aquela não consegue mais reagir diante das adversidades e isso agravou mais ainda os casos de afastamento do trabalho por casos de burnout e depressão.

Para melhorar essa situação devemos ter em mente que, a pandemia vai passar, iremos voltar quase a normalidade e para isso é preciso manter todas nossas atividades em equilíbrio para voltarmos a ter a mesma produtividade e felicidade de alguns anos atrás.

Vamos refletir e sucesso!

About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *