A origem do dia do trabalho

Post Instagram (5)

O Dia do Trabalhador comemorado em1º de maio teve origem nos Estados Unidos em 1886. Naquela ´poca os trabalhadores chegavam a ter uma jornada de trabalho de 17 horas 6 dias por semana com uma folga a cada seis dias.

A situação estava insustentável e em 1886 trabalhadores de várias cidades americanas como Nova Iorque, Detroit, Chicago, Milwaukee no dia 1 de maio iniciaram passeatas e greve geral exigindo melhoria nas condições de trabalho. Na cidade de Chicago a passeata foi reprimida fortemente pela polícia cegando inclusive a mote de trabalhadores e policiais e mais de 100 pessoas feridas. Depois das manifestações a jornada de trabalho foi regulamentada para 8 horas.

No Brasil a também a data de 1º de maio sofreu influência dos movimentos que ocorriam nos Estados Unidos e Europa. Em 1917 houve também a maior Greve Geral que o Brasil já teve.  A data foi instituída no Brasil pelo presidente Artur Bernardes em 1924 que tornou o dia um feriado nacional. No Brasil tradicionalmente a data é marcada por protestos contra os mais variados assuntos como políticos, melhoria das condições de trabalho, educação e outros temas importantes. Também esta data foi escolhida para lançamento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943, sendo fixadas os direitos básicos como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Além do Brasil cerca de 80 países comemoram 1de maio, onde essa data é considerada como descanso. Curiosamente nos estados unidos a data reservada a comemoração ao trabalho é comemorada na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Comments are closed.