- Como criar uma comunidade corporativa: primeiros passos
- Centerbox adquire Ismael Supermercados e amplia presença no Ceará
- Lula coordena reunião para discutir redução no preço dos alimentos nesta sexta-feira
- Família fundadora da Hapvida vende emissoras de TV e rádio na Paraíba para o Grupo Norte de Comunicação
- Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
Mudança de carreira requer coragem e planejamento
26 de dezembro de 2023O desejo pode acontecer por insatisfação profissional, dificuldades no mercado de trabalho, vontade de desenvolver novas habilidades
Muitas vezes, as pessoas seguem uma carreira pelas circunstâncias. Em outras, o amadurecimento pessoal e profissional pode trazer a certeza: não é isso o que eu quero fazer na vida! Em qualquer situação, é possível virar o jogo e seguir o caminho do coração. Porém, mudar de carreira não é uma decisão fácil. Requer coragem e planejamento.
“Construir uma trajetória de êxito não é simples nem fácil. É preciso muita cautela, planejamento e, sobretudo, ação. Caso se sinta “perdido” em sua carreira, é hora de parar, refletir e desenhar novos caminhos”, destaca o CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search, empresa de busca e seleção de executivos, David Braga. Ele enfatiza que é essencial o profissional assumir o controle de suas atitudes e consequentemente o direcionamento necessário para os próximos passos. “Mudar de profissão tem sido um movimento cada vez mais natural e possível. No entanto, para isso, é fundamental se preparar”.
Para trocar de carreira, o primeiro ponto, como destaca o executivo, é conferir a reserva financeira. Afinal de contas, se o profissional não estiver preparado nesse aspecto, como bancar uma redução salarial no primeiro momento, por exemplo? Depois aparece a flexibilidade, uma vez que, talvez, tenha que dar alguns passos para trás para trocar de ocupação. “Mudanças menos bruscas – para áreas das quais o profissional já tenha algum conhecimento ou experiência – podem ser melhores para não se “começar do zero”.
Importante refletir ainda o que se quer para a carreira daqui a três ou cinco anos. Quais aprendizados pretende adquirir daqui para frente? “Se quer mudar de atividade é preciso compreender esse cenário e ter as suas metas desenhadas de forma muito clara. A troca de carreira não te prejudica, se for bem estruturada e tiver objetivos”, diz Braga. E mesmo que você tenha talento para a nova profissão é necessário avaliar a demanda do mercado e, eventualmente, definir etapas intermediárias para implementar o novo rumo.
Portanto, buscar novos conhecimentos, manter ativo o seu networking, além de avaliar o mercado e as tendências, são primordiais. E não se esqueça de que autoconhecimento é uma competência fundamental para uma mudança de carreira. Isso significa que você deve se conhecer e mapear quais são os seus pontos fortes, fracos e o que é preciso desenvolver melhor. Com isso, será possível entender as chances de sucesso em sua nova empreitada. Tente também contar com uma ajuda profissional para orientá-lo nesse processo.
David Braga – CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
POST YOUR COMMENTS