Lojas Hermes Macedo: As Gigantes do varejo no Paraná

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

hm

Por Pedro Paulo Morales para o Falando de Gestão

As Lojas Hermes Macedo foram uma das maiores empresas de comercio varejista do Estado do Paraná e do Brasil. Criada pelo empresário Hermes Macedo em 1932, na cidade de Curitiba com o nome de Agência Macedo, especializada em peças usadas e novas para automóveis e caminhões. Como naquela era muito difícil encontrar peças para automóveis, Hermes e seu irmão Astrogildo utilizava anúncios no jornal para comprar caminhões e veículos usados para depois desmontar e revender as peças. Mas os irmãos um pouco mais tarde começaram a importar peças dos Estados Unidos o que se caracterizou em uma novidade para a época.

Em 1936 com os negócios já consolidados a empresa abre a sua segunda loja no centro da cidade de Curitiba em um local estrategicamente escolhido por ser perto da prefeitura municipal, local muito movimentado onde passavam varias linhas de bonde e outras conduções que traziam pessoas de vários locais da cidade. Junto com a nova loja além das peças para veículos e caminhões Hermes Macedo começou a vender bicicletas francesas e produtos eletrodomésticos que começavam a chegar ao Brasil.

Em 1942 a empresa chega a Ponta Grossa e em 1944, devido ao grande sucesso de seu empreendimento compra no centro de Curitiba um grande prédio que era ocupado pelas Indústrias Matarazzo e instalou uma grande loja e diversificou mais ainda sua linha de produto com como louças, liquidificadores, rádios, radiolas e máquinas de lavar roupa e de costura. Na época se dizia que muitos paranaenses apenas tomavam conhecimento da existência destes produtos através das Lojas Hermes Macedo. A primeira loja localizada no centro de Curitiba continuou vendendo peças, acessórios e serviços para automóveis e caminhões.

No final dos anos 40 as Lojas Hermes Macedo chegaram nas cidades de Londrina e Maringá com suas lojas cheias de novidades. Na década de 50 Hermes Macedo já com 5 lojas no estado do Paraná  decidiram se expandir para os estados do Sul como Santa Catarina e Porto Alegre. Já em 1957 as lojas Hermes Macedo partem para São Paulo inaugurando uma loja de dez andares na Avenida São João, um prédio planejado para enfrentar lojas como o Mappim e a Sears. É nesta época que as Lojas Hermes Macedo começam a focar no segmento de lojas de departamentos com a venda de produtos como, moda masculina, feminina, presentes, toda a linha branca, eletrodomésticos, roupas de cama e banho, máquinas de costura, som, peças e acessórios para automóveis, bicicletas, lambretas, motos, pesca e náutica, pneus de automóveis e caminhões, móveis, carpete e outros.

Ao mesmo tempo em que a empresa investia nos novos formatos das lojas as atividades originais, ligada a revenda de peças e acessórios para veículos e prestação de serviços, não é abandonada e nos anos seguintes os negócios são ampliados com a criação de concessionarias de veículos das marcas Chevrolet e Ford.  Também  são criados centros automotivos HM, cujo seu slogam era “Pneu carecou HM trocou”.

Na década de 60 as lojas Hermes Macedo têm seu processo de expansão acelerada com a chegada das lojas as capitais e principais cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro chegando a ter nesse período 31 lojas e adotou como slogan “Do rio Grande ao Grande Rio”

hm 2

As Lojas Hermes Macedo tinham prédios amplos e muito bem cuidados, sempre eram feitas manutenção em suas fachadas e passavam por renovação. Uma das maiores atrações da época de natal era a decoração das lojas que não se limitava a vitrines e interior das lojas, mas também as ruas e avenidas próximas às lojas com desfiles e a chegada do Papai Noel. Em Curitiba, o empresário Hermes Macedo também decorava todos os anos os jardins da sua mansão, atraindo as pessoas que apreciavam a decoração natalina.

A empresa também investia forte em propaganda com patrocínio de programas nas TVs locais além de núncios de jornais em paginas inteiras.

Na década de 80 a Hermes Macedo comemora 50 anos entregando a seus funcionários mais antigos uma medalha comemorativa onde estava estampada em alto relevo a marca de 180 lojas distribuídas pelos estados de do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na década de oitenta o desenvolvimento dos negócios transformou a pequena loja de acessórios de automóveis em um grande grupo empresarial, o Grupo HM, um conglomerado de empresa formadas pelas empresas Alfa Serv. de Crédito e Informática, a Mercúrio Propaganda, a HM Náutica, HM Financeira (mais tarde transformada em Banco HM) concessionarias de veículos, Auto Center HM e outras empresas de apoio.

Foi nesta década que as lojas Hermes Macedo passaram a liderar durante alguns anos o varejão brasileiro deixando nas 2º e 3º posições lojas como Pernambucanas, Mesbla e Lojas Americanas. Conforme a revista Exame ela chegou a se situar em 33° lugar no ranking das 500 maiores empresas privadas nacionais por vendas no início da década de 1980.

Em 1988 foi inaugurada a Loja Garcez, que foi configurada para ser a segunda rede do grupo Hermes Macedo, direcionada ao público A e B como era uma tendência na época a loja era a menina dos olhos de Hermes Macedo.

No inicio da década de 90 o momento econômico não era favorável para o comercio varejista devido aos problemas criados pelo Plano Collor e a disputas familiares surgidas por causa do falecimento da esposa do Sr. Hermes Macedo a empresa que chegou a ter 285 lojas entrou em declínio.

As Lojas HM também tiveram concorrência de lojas como C&A, Casas Bahia e Riachuelo que ajudaram a complicar a situação de um grupo que estava sofrendo disputas familiares e também sofria de problemas administrativos trazidos por essa disputa acabaram por entrar em concordata. Em 1995 para tentar salvar a empresa faz um acordo com as Lojas Colombo  e cede o seu estoque de mercadorias, permitindo que utilize as suas instalações e o corpo de funcionários em troca de comissão. No entanto essas atitudes não surtiram efeitos e em 1997é decretada à falência do grupo.

Infelizmente o Grupo HM, uma das maiores empresas paranaenses, que começou a sua historia em 1932 não chegou ao século XXI mas com certeza as lições deixadas pelo empresário Hermes Macedo repercutem pelo Paraná e por todo Brasil.

Referências

QUADROS, Itanel Pneu carecou HM trocou: uma trajetória do varejo no Paraná disponível em http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/8o-encontro-2011-1/artigos/Pneu%20carecou%20HM%20trocou%20uma%20trajetoria%20do%20varejo%20no%20Parana.pdf/view

http://grupomarketingdevarejo.wordpress.com/2009/05/29/a-gente-esta-no-coracao-do-varejo-curitibano/

http://www.millarch.org/artigo/hm-ja-maior-mas-concorrencia-grande

Deixe uma resposta