- Empregabilidade: Super MiniBox gera mil postos de trabalho diretos e indiretos e abre novas vagas
- XP investe para fortalecer a presença do Unique no Ceará
- Happy Hour no Cabana Del Primo: momentos de descontração com opções exclusivas
- Empresas adotam felicidade corporativa como estratégia de bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho
- Liderança de alto risco: o modelo controverso de Elon Musk e seus ensinamentos
Vendas do Comércio Varejista Apresentam Queda de 0,3% em outubro, Indica IBGE
14 de dezembro de 2023O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (14), os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), apontando uma queda de 0,3% no volume de vendas do comércio varejista em outubro, em comparação com o mês anterior. Essa variação ocorre após uma alta de 0,5% registrada em setembro.
De acordo com Cristiano Santos, gerente da pesquisa, as variações têm se mantido próximas a zero desde fevereiro, refletindo uma estabilidade, com exceção dos meses de março (0,7%), maio (-0,6%), e julho (0,7%). Ele destaca que esse padrão indica um retorno ao comportamento pré-pandemia, com números mais contidos do que os observados durante o período de crise sanitária.
Entretanto, Santos aponta para uma perspectiva positiva a médio prazo, destacando o crescimento nos acumulados do ano e nos últimos 12 meses. Apesar da queda em outubro, o comércio varejista apresentou resultados positivos em outras análises: 0,1% na média móvel trimestral, 0,2% em comparação com outubro do ano passado, 1,6% no acumulado do ano e 1,5% no acumulado de 12 meses.
Na análise setorial, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram recuo em outubro, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,9%). Por outro lado, três setores registraram alta, com livros, jornais, revistas e papelaria liderando o crescimento (2,8%).
A receita nominal do varejo teve uma queda de 0,1% em relação a setembro, mas cresceu 1,9% em relação a outubro de 2022, 4% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses.
Nos setores de veículos, peças e materiais de construção, considerados varejo ampliado, houve aumento nas vendas de veículos, motos, partes e peças em outubro, enquanto materiais de construção registraram crescimento no mesmo período. O primeiro setor acumula altas expressivas em todas as análises, enquanto o segundo apresenta quedas ao longo do ano.
Com informações da Agência Brasil
POST YOUR COMMENTS