Falando de Gestão

📢Promoção Fantasma: Vale a pena uma promoção sem aumento salarial

Por Pedro Paulo Morales

Nos corredores das empresas, é comum ver funcionários competentes e com características de liderança sendo promovidos rapidamente. No entanto, nem sempre essa promoção vem acompanhada de um merecido aumento salarial. Muitas empresas justificam essa decisão alegando a necessidade de testar o desempenho do colaborador ou devido a restrições orçamentárias.

Essas empresas, ao promoverem seus funcionários sem um aumento salarial imediato, costumam fazer promessas de reajuste no futuro, garantindo remuneração compatível com as do mercado ou conforme nas políticas internas da organização. Cabe a cada pessoa avaliar se essa promoção “fantasma” é realmente compensatória ou não. Em algumas situações, ela pode representar apenas um aumento de responsabilidades e carga horária de trabalho, que não são devidamente remuneradas visto que ao se torna líder o colaborador passa a não ter direito a remuneração de horas extras.

No entanto, há casos em que essa promoção pode ser interessante. Por exemplo, se a empresa tem um histórico de reconhecer os esforços dos colaboradores após um certo tempo ou se o promovido deseja adquirir essa experiência para enriquecer seu currículo profissional. Cabe a cada um avaliar cuidadosamente se vale a pena aceitar uma promoção “fantasma” ou se simplesmente vai adicionar uma dor de cabeça à sua rotina sem contrapartida.

A decisão de aceitar ou não essa promoção sem aumento salarial é pessoal e depende das circunstâncias individuais. É importante refletir sobre a possibilidade de tirar proveito dessa experiência ou se estará apenas enfrentando uma situação desfavorável. Afinal, o sucesso profissional está diretamente ligado às escolhas que fazemos ao longo de nossa carreira.

Vamos refletir e sucesso!

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *