Falando de Gestão

Sim, dormir algumas horas durante o expediente pode fazer bem!

Por Alexandre Slivnik

No mundo acelerado e altamente competitivo dos negócios, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de cuidar do bem-estar e do equilíbrio dos colaboradores. Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, muitas organizações estão adotando uma abordagem inovadora: oferecer salas de descompressão e incentivar a soneca durante o expediente. Isso mesmo que você leu, soneca! Sabe aquele cochilo de uns 40 minutos a uma hora? Esse mesmo.

Essas iniciativas têm se mostrado extremamente benéficas, tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. Os pontos positivos envolvem relaxamento e descanso, trazendo impactos na redução do estresse e até aumento da criatividade e produtividade do time. Um estudo publicado na Revista de Neurologia em 2017  mostrou que uma soneca curta pode aprimorar a consolidação da memória e melhorar o desempenho das pessoas.

Ao disponibilizar um espaço que oferece um refúgio tranquilo com esse propósito, as instituições demonstram um compromisso com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Pesquisas têm mostrado que pausas regulares e períodos de descanso adequados são essenciais para prevenir o esgotamento físico e mental. Ao fornecer um local apropriado para essas atividades, as empresas valorizam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Permitir que os colaboradores tirem um tempo para relaxar e afastar-se das tarefas, significa que as empresas estão estimulando o cérebro a se desligar momentaneamente e, assim, abrir espaço para a geração de novas ideias e soluções inovadoras. E esses momentos de descanso podem melhorar a clareza mental, a concentração e a capacidade de resolução de problemas.

Muitas pessoas ainda sofrem com a privação do sono, considerada comum na sociedade moderna e que pode afetar negativamente a saúde. Cochilos curtos e revigorantes têm sido associados a diversos benefícios, como o aumento da memória, da concentração e da disposição. Além disso, a melhoria da qualidade do sono contribui para a saúde física e mental dos colaboradores, reduzindo o risco de doenças e melhorando o humor e o bem-estar geral.

A criação de uma sala de descompressão e soneca demonstra o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho positivo e engajado. Essa iniciativa pode aumentar a satisfação dos funcionários, promover um senso de pertencimento e fortalecer os laços entre a equipe. Ao cuidar de seus parceiros, as empresas estão investindo em seu próprio sucesso, pois colaboradores saudáveis e felizes tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da organização

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

 

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