Falando de Gestão

Os dez melhores estados para faturar com franquias no Brasil

A informação Certa

Goiás, Minas Gerais e Bahia estão no topo da lista dos que mais cresceram este ano, segundo dados da ABF

Na hora de abrir uma franquia é de grande importância escolher um bom estado para conseguir ter o retorno desejado do investimento inicial. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) os Estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia estão no topo dos dez locais com maior faturamento no primeiro semestre de 2023, seguidos por Espírito Santo, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Goiás lidera a lista com mais de R$ 3 bilhões, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022.

Assim como a escolha do Estado em que o empreendedor vai abrir sua franquia, a escolha do setor também é relevante. Os setores que mais faturaram no 2ºTri desse ano foram: Alimentação – food service; Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda. Em destaque no ranking também aparece Educação, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, entre outros.

Iniciar um novo negócio levando em consideração esses Estados e esses setores pode indicar um retorno mais rápido na consolidação do negócio.

Conheça algumas franquias dos segmentos citados:

Sushiloko

Rede de comida japonesa criada no ano de 2007 em Brasília em formato de quiosque em um shopping na capital federal. Atualmente conta com um total de 35 lojas, sendo 22 no Distrito Federal, 11 em Goiás, 1 no Mato Grosso e 3 em Minas Gerais, com área mínima de 40m² por unidade. A Rede tem projeto de expansão para a região Nordeste.

·        Investimento inicial: R$ 334 mil

·        Faturamento médio mensal: R$ 160 mil

·        Prazo de retorno estimado: 18 a 36 meses

American Cookies

A rede de franquias American Cookies, que começou na cozinha de um apartamento no Distrito Federal, foi muito além da confeitaria. Em apenas cinco anos, o casal Francielle Faria e Rafael Macedo transformou a empresa familiar em uma rede com mais de 50 lojas em 11 estados brasileiros (DF, GO, PA, SP, MG, PR, SC, BA, PE, PB e SE) e previsão de duplicar de tamanho em 2023, chegando à marca de 100 unidades.

·        Investimento inicial

Loja – A partir de R$249.300,00

Quiosque – A partir de R$192.450,00

Container – A partir de R$190.000,00

·        Faturamento médio mensal

Loja – Entre R$50.000,00 e R$120.000,00

Quiosque – Entre R$50.000,00 e R$120.000,00

Container – Entre R$50.000,00 e R$120.000,00

·        Prazo de retorno estimado: 18 a 30 meses

Yes! Idiomas

A YES! Idiomas, rede de ensino de idiomas, foi criada em 1972, no Rio de Janeiro, e hoje conta com mais de 200 escolas espalhadas pelo Brasil. Atualmente, são quatro unidades em Minas Gerais e uma em Goiás, além de estar presente nos estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para ganhar capilaridade no país, a YES! apostou na interiorização com o modelo de franquia Soft, que tem investimento inicial de R$98 mil e foi projetada para operar em municípios e micromercados de até 50 mil habitantes. Além disso, a rede ainda conta com os formatos Light, com investimento a partir de R$150 mil para funcionar em cidades entre 51 mil e 150 mil habitantes, e Premium, que tem investimento inicial de R$285 mil, para operar em cidades a partir de 150 mil habitantes.

·        Investimento inicial a partir de;

Modelo Soft:  R$ 98 mil;

Modelo Light:  R$ 150 mil

Modelo Premium:  R$ 285 mil

·        Faturamento médio de

Modelo Soft:  R$ 60 mil

Modelo Light:  R$ 80 mil

Modelo Premium:  R$ 120 mil

Modelo educacional, especial para interior de escolas e polos educacionais:

Investimento inicial a partir de: R$ 30 mil com faturamento médio de R$ 40 mil

·   Previsão de retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos

Lucro previsto: 30% em todos os formatos

Suburbanos Pizza

O novo modelo de franquia é a pizzaria low-cost (Dark Kitchen). O conceito de baixo custo da rede com redondas e lojas inspiradas no estilo nova-iorquino será lançado na feira de olho em cidades de até 200 mil habitantes. O objetivo da marca carioca com o formato é fincar sua bandeira em lugares como Bonsucesso, Centro do Rio, Santa Cruz, Nilópolis, São Gonçalo, Teresópolis, Itaipava, Macaé, Búzios e Nova Friburgo. Ao todo no Brasil existem 27 unidades, 20 no RJ, 4 em SP, 1 em SC, 1 no DF e 1 na PB.

       Investimento inicial: R$ 120 mil

       Faturamento médio mensal: R$ 100 mil

       Previsão de Retorno: 18 a 24 meses

Massa no Copo

Uma franquia inovadora de comida italiana com a praticidade e a mobilidade do nosso tempo. Nascida em Gramado traz uma explosão de aromas e sabores da culinária italiana graças aos ingredientes selecionados de uma região com longa tradição na produção de massas, molhos e vinhos, mas que não para de se renovar. Atualmente possui 3 unidades (uma no RS e duas em SP). A unidade de Campinas completa 1 ano em outubro de 2023.

– Investimento inicial a partir de: R$ 180.000,00 (já incluso a taxa de franquia)

– Faturamento mensal: R$ 700 a 1.000.000

– Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Tags:
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão