Falando de Gestão

Cultura organizacional é a base da gestão de pessoas

Opinião

Por Marcelo Gomes – CEO da Nexti

Marcelo Gomes - CEO da NEXTI. Foto: Divulgação

Marcelo Gomes – CEO da NEXTI. Foto: Divulgação

No turbilhão de mudanças do mundo corporativo, a cultura organizacional desponta como a espinha dorsal da gestão de talentos, determinando a identidade e o sucesso de uma empresa. Na Nexti, onde abraçamos mais de 300 empresas na jornada de gestão de pessoas, colocamos o ser humano no centro de nossa estratégia, uma filosofia que nos rendeu o selo Great Place to Work (GPTW).

A verdadeira essência de uma cultura organizacional eficaz reside em sua autenticidade e alinhamento com os valores da empresa, criando um ambiente onde todos se sentem valorizados. Estudos da Gallup, uma das mais respeitadas consultorias de RH no mundo, ressaltam que organizações com um alto grau de engajamento e cultura organizacional sólida veem uma redução significativa de 41% na rotatividade de funcionários, um testemunho do poder de uma cultura forte na retenção de talentos.

Na Nexti, busco promover um ambiente de trabalho que prioriza a segurança psicológica oferecendo uma comunicação aberta. Todos têm acesso a informações estratégicas do negócio: estratégia, números e iniciativas. Tal abordagem não apenas é fundamental para a valorização do colaborador, mas também reflete positivamente na produtividade. A Mind Share Partners, organização não-governamental focada em saúde mental no ambiente de trabalho, revelou em 2019 que 60% dos profissionais veem um impacto direto da saúde mental em sua produtividade no trabalho, destacando a importância de práticas que fomentem o bem-estar.

Neste universo de possibilidades, criamos espaços para o crescimento pessoal e profissional dentro da Nexti. Um exemplo concreto disso é a história de um colaborador que viu uma oportunidade de crescer migrando para a área de tecnologia. Para apoiar sua jornada, oferecemos a orientação e os recursos necessários para que ele pudesse brilhar nesta nova área. Isso só foi possível graças à nossa cultura organizacional, que promove uma “mentalidade empreendedora”.

Quando falamos em engajar os colaboradores, a participação deles na definição de atualizações no ambiente de trabalho é fundamental. Isso cria um ambiente produtivo, onde o reconhecimento e a recompensa de comportamentos alinhados fortalecem nosso tecido corporativo. Assim, esses princípios não são apenas um caminho para uma cultura organizacional sólida; eles são a força que impulsiona todos os setores da empresa, atraindo e mantendo talentos excepcionais.

Artigo enviado por Capuchino Press

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão