Você já ouviu falar em “microaposentadoria”?
Um novo termo está agitando o mercado de trabalho, a “microaposentadoria”. Essa tendência está crescendo entre os jovens da geração Z, aqueles que nasceram entre o final da década de 1990 e 2010.
Os jovens que estão nas casas dos 30 anos estão começando a perceber que a vida não é somente trabalho estão preferindo acumular mais experiencias do que bens. Os jovens perceberam que podem se divertir ou viajar não tendo carro na garagem, ou não precisam usar roupas de marcas para serem felizes.
Esses jovens estão percebendo que tem que “trabalhar para viver” e não “viver para trabalhar” como fizeram seus pais e avós, que perderam a saúde acumulando capital, deixando para começar a viver a vida aos 65 anos, quando a aposentadoria chega e percebem que mesmo com a aposentadoria precisam continuar trabalhando porque acham que o que tem nunca é o suficiente ou o que ganham não dá para pagar pela saúde perdida.
Os jovens estão preferindo dar uma pausa no meio da vida profissional para viver novas experiências e aventuras como, por exemplo, aprofundar conhecimentos em áreas como línguas, fotografia ou teatro, por exemplo, desenvolver atividades que lhes deem prazer ao invés de renda.
Para terem acesso a “microaposentadoria” os jovens da Geração Z se planejam, estão trabalhando duro por um período, economizando dinheiro e vivendo com menos bens materiais para poder ter um período sem trabalhar durante a vida profissional.
Essa nova tendência da geração Z necessitará que o RH das empresas se adapte oferecendo a esses jovens mais flexibilidade e mais possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional.
A tendência da “microaposentadoria” também pode servir de alerta para as empresas e o mercado porque ao ver que os jovens estão procurando mais experiencias do que bens talvez a nova geração consuma menos bens e serviços para ser feliz e isso fará com que o mercado tenha que se adaptar a um volume de consumo menor.
Com certeza a geração Z começa a cogitar que está precisando de um ritmo mais calmo de vida, sem muito estímulo ao consumo desenfreado e muita pressão por resultado. O que eles querem é viver!
Vamos refletir e sucesso!
-

Corretora Xipp usa telefonia em nuvem como pilar para crescimento de 400%
São Paulo, 02 de dezembro de 2025 – Nascida na nuvem, a Xipp, integradora de soluções para RH especializada em benefícios corporativos, fundada em 2019, alcançou um crescimento superior a 400% em menos de cinco anos ao apostar em uma infraestrutura de comunicação totalmente baseada em nuvem, fornecida pela C&M Executive em parceria com a GoTo. A tecnologia não apenas sustentou a escalada da empresa, como abriu novas frentes de receita, incluindo integração de WhatsApp para prospecção ativa. -

M. Dias Branco é finalista do Prêmio FINEP de Inovação 2025
A líder nacional em massas e biscoitos, M. Dias Branco, foi listada no Top 3 do Prêmio FINEP 2025 da Região Nordeste, na categoria Cadeias Agroindustriais Sustentáveis. O destaque veio com a linha de Lámen Zero Fritura, disponível nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, por meio de diferentes marcas da Companhia: Adria, -
Por Thais Santana Maia e Ronilson de Carvalho Martins O “imposto do pecado”, como vem sendo chamado o novo Imposto Seletivo (IS), é uma das medidas previstas pela reforma tributária do consumo, que entrará em vigor a partir de 2027 com a aprovação da Emenda Constitucional n° 132/2023. Entre os itens sujeitos à nova tributação -
Pelo 11º ano consecutivo, a Empresa Vitória leva a magia do Natal pelas ruas de Caucaia e Fortaleza (CE). Nestes meses de novembro e dezembro, os motoristas Valdinez Batista Braga, Thiago das Chagas Rosa, Alan da Silva Soares, Francisco Antônio Freitas e Francisco Carlos Oliveira do Nascimento trocam o uniforme de trabalho pelo traje típico -
Geraldinho, um cão da raça Welsh Corgi Pembroke, a mesma criada pela falecida rainha Elizabeth II, tem humanizado o ambiente de trabalho na DNE Diagnósticos Nordeste desde julho de 2023 – mesmo ano em que a empresa passou a atuar no mercado veterinário com tecnologias especializadas para animais domésticos, silvestres, exóticos e de produção. Depois

