- Patrick Suyti lança livro ‘Quem entende de comportamento vende mais’ com estratégias para alavancar vendas
- Relatório Revela que 54% dos Trabalhadores Brasileiros Vivem de Salário em Salário
- Catho reúne mais de 9 mil vagas no setor de comunicação e marketing em todo o Brasil
- Sua equipe trabalha ou apenas finge? *
- Mês do Cliente: 5 dicas de planejamento para aumentar as vendas em setembro
- O fenômeno de “apodrecer na cama” e o desafio do equilíbrio
Você já ouviu falar em “microaposentadoria”?
12 de fevereiro de 2025
Um novo termo está agitando o mercado de trabalho, a “microaposentadoria”. Essa tendência está crescendo entre os jovens da geração Z, aqueles que nasceram entre o final da década de 1990 e 2010.
Os jovens que estão nas casas dos 30 anos estão começando a perceber que a vida não é somente trabalho estão preferindo acumular mais experiencias do que bens. Os jovens perceberam que podem se divertir ou viajar não tendo carro na garagem, ou não precisam usar roupas de marcas para serem felizes.
Esses jovens estão percebendo que tem que “trabalhar para viver” e não “viver para trabalhar” como fizeram seus pais e avós, que perderam a saúde acumulando capital, deixando para começar a viver a vida aos 65 anos, quando a aposentadoria chega e percebem que mesmo com a aposentadoria precisam continuar trabalhando porque acham que o que tem nunca é o suficiente ou o que ganham não dá para pagar pela saúde perdida.
Os jovens estão preferindo dar uma pausa no meio da vida profissional para viver novas experiências e aventuras como, por exemplo, aprofundar conhecimentos em áreas como línguas, fotografia ou teatro, por exemplo, desenvolver atividades que lhes deem prazer ao invés de renda.
Para terem acesso a “microaposentadoria” os jovens da Geração Z se planejam, estão trabalhando duro por um período, economizando dinheiro e vivendo com menos bens materiais para poder ter um período sem trabalhar durante a vida profissional.
Essa nova tendência da geração Z necessitará que o RH das empresas se adapte oferecendo a esses jovens mais flexibilidade e mais possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional.
A tendência da “microaposentadoria” também pode servir de alerta para as empresas e o mercado porque ao ver que os jovens estão procurando mais experiencias do que bens talvez a nova geração consuma menos bens e serviços para ser feliz e isso fará com que o mercado tenha que se adaptar a um volume de consumo menor.
Com certeza a geração Z começa a cogitar que está precisando de um ritmo mais calmo de vida, sem muito estímulo ao consumo desenfreado e muita pressão por resultado. O que eles querem é viver!
Vamos refletir e sucesso!
- Relatório Revela que 54% dos Trabalhadores Brasileiros Vivem de Salário em SalárioUm estudo recente intitulado “People at Work 2025”, realizado pela ADP, revela que mais da metade dos trabalhadores brasileiros, cerca de 54%, vivem de salário em salário. Este dado destaca os desafios financeiros persistentes enfrentados no Brasil, levando muitos a buscar rendas extras para cobrir despesas básicas. A situação é particularmente crítica entre mulheres e
- Catho reúne mais de 9 mil vagas no setor de comunicação e marketing em todo o BrasilProfissionais podem se candidatar de forma gratuita pela plataforma online ou app Foto: banco de imagem São Paulo, setembro de 2025 – A área de comunicação e marketing segue aquecida no mercado de trabalho com mais de 9 mil vagas em diferentes regiões do país, disponibilizadas pela Catho, plataforma gratuita de empregos. As oportunidades englobam funções
- Sua equipe trabalha ou apenas finge? *Após o fenômeno do quiet quitting (demissão silenciosa), das “férias clandestinas” e da “microaposentadoria”, mais uma tendência impulsionada pela Geração Z acende um alerta no ambiente corporativo: o task masking ou, em bom português, o “teatro da produtividade”. Trata-se da prática de parecer ocupado sem necessariamente estar produzindo. Embora a arte de “fingir que se trabalha” não seja novidade,
- Mês do Cliente: 5 dicas de planejamento para aumentar as vendas em setembroEm um período estratégico para o varejo, que serve como aquecimento para a Black Friday, especialista aponta caminhos para fidelizar clientes e impulsionar o faturamento ■ NOTA À IMPRENSA, setembro de 2025 – Celebrado oficialmente em 15 de setembro, o Mês do Cliente se expandiu e passou a ocupar todo o mês, tornando-se uma oportunidade
- O fenômeno de “apodrecer na cama” e o desafio do equilíbrioO fenômeno conhecido como “apodrecer na cama”, muito comentado nas redes sociais e associado principalmente à Geração Z, merece uma reflexão mais cuidadosa, porque ele traduz muito mais do que uma simples tendência. Deitar-se por horas, rolando telas, assistindo séries ou simplesmente permanecendo ali, sem compromissos, pode ser interpretado como um gesto de autocuidado. Porém, a questão que precisamos levantar é: até que ponto esse comportamento pode ser considerado saudável?
POST YOUR COMMENTS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.