Muito se fala na maneira de liderar, mas, o meu ver, a liderança possui vários vieses. O líder pode ser aquele que chamamos líder de palco ou egocêntrico, aquele líder que gosta de aparecer e gosta de falar de si e se alto promover, falar que sem ele sua equipe não produz nada.
Temos também categoria de líder, aquele líder que chamo de bastidor, que procura manter tudo organizado, ele mantém os processos organizados, as metas sempre controladas, usa técnicas de planejamento estratégico para atingir seus objetivos e que lidera não pelo grito, mas sim usando técnicas de comunicação eficazes.
Geralmente pensamos que o que organização é apenas uma tarefa administrativa, mas não é bem assim, a organização deve ser aplicada para levar a empresa ao sucesso, pois uma boa organização viabiliza também sucesso coletivo, da liderança e dos membros da equipe. Não há motivo para ter processos desorganizados, uma comunicação falha que frequentemente confunde mais as coisas. Uma boa organização, no fundo, é um ato de cuidado com o coletivo e com o próprio cuidado pessoal.
O primeiro ponto que a organização facilita é a eliminação de conflitos interpessoais ou ocasionadas pelos ruídos da comunicação. Porque em um local com muito ruído de comunicação as tarefas são cumpridas como erros e atrasos e isso obviamente causa prejuízo tanto financeiro como de imagem para organização
Também o que causa muito impactado para a organização é que ao ter processo bem-organizado ele transmite confiança não só para o grupo, mas confiança para a empresa toda e para clientes e fornecedores. Muitas vezes uma entrega de um simples tarefa no prazo pode fazer com que os outros valorizem não apenas a sua liderança como o trabalho de sua equipe.
Muitas vezes quando um ambiente é desorganizado as pessoas culpam o líder e não a equipe e o pior é que muitas pessoas encaram a desorganização como uma agressão pessoal como, por exemplo, desrespeito com o tempo alheio.
Outro fator em que a organização pode contribuir bastante, é evitar que sua equipe trabalhe demais, tendo retrabalho ou gastando energia em vão. Então reflita que uma boa organização dos processos e tarefas vai tornar o trabalho sustentável, ou seja, o esforço para realizar certas tarefas será menor e com isso os objetivos serão atingidos mais facilmente.
Frequentemente quando um ambiente é bagunçado as pessoas culpam o líder e não a empresa pela desorganização e o pior pode encarar isso como uma agressão, sendo assim quanto mais pontos de conflito menos produtividade, menos objetivos atingidos.
- Uma boa organização é uma forma silenciosa de liderança
- A Importância da Transparência na Comunicação Organizacional
- Planejamento estratégico sem indicadores compromete a competitividade das empresas
- O Movimento NOLD: O Fim da “Validade” Humana
- Cultura organizacional se constrói com presença, não com urgência











