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3 livros que todo profissional deve ler para chegar a cargos de liderança

Foto: Canva

Especialista em recrutamento e seleção explica por que essas leituras podem inspirar os que estão em busca de crescimento em sua organização

Chegar à liderança não é uma tarefa fácil. É necessário dedicação, olhar analítico e, ao mesmo tempo, empatia, afinal não se trata apenas de resultados, e sim da união de um grupo de pessoas por um objetivo comum.

Dada essa complexidade, muitas vezes, quando a gestão não está bem-preparada, há até mesmo alto índice de turnover. Um estudo da Gallup, por exemplo, demonstra que 50% dos americanos pedem demissão por causa do chefe. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, o que demonstra o tamanho do impacto que uma boa liderança tem nas companhias.

Apesar de desafiador, o principal segredo para se tornar um líder de sucesso é, além do conhecimento técnico, apresentar uma boa comunicação e soluções rápidas diante dos problemas do dia a dia, como explica Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores empresas de RH do país.

“Ter uma comunicação efetiva e clara e um olhar estratégico voltado para soluções de crises são algumas das características de um líder eficiente. Gestores também devem sempre estar atentos à sua equipe. Por isso, ter um bom relacionamento com o time é fator primordial”.

Para reunir conhecimento teórico e evoluir na carreira, a especialista indica três livros que todo profissional deve ler.

  1. A arte da Guerra, de Sun Tzu

Um clássico escrito no século IV a.C, o livro, cujo enredo traz os conceitos mais utilizados nas estratégias militares ao longo dos anos, mostra como um bom plano pode trazer resultados incríveis. Aplicado aos dias atuais e ao funcionamento das corporações, reforça como um líder deve pensar em estratégias eficazes para a realização de tarefas do cotidiano.

  1. Decisão: como grandes líderes fazem escolhas, de Warren Bennis e Noel M. Tichy

Líderes tomam decisões, sejam elas pequenas ou grandes, que impactam todo o time. Neste livro, os autores ensinam técnicas para alcançar alta performance com comunicação e organização, no ambiente de trabalho.

  1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

Apesar de indicado para o gerenciamento de startups, o livro é bem abrangente e lista alguns passos importantes para que um líder seja capaz de alcançar o sucesso esperado. O autor também reforça a importância de entender as mudanças que acontecem no ambiente de trabalho, como troca de funções, pessoas e atividades.

Fonte: Engage Comunicação

 

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