Falando de Gestão

Desenvolvimento de Liderança: Entenda os comportamentos esperado pelo mercado para os líderes do futuro

Gerar capacitação e iniciativas que desenvolvam técnicas comportamentais, são alguns dos pilares fundamentais que sustentam a construção de novos gestores. E o RH é protagonista nesse processo

São Paulo, setembro de 2023 – Os tempos são outros e os diálogos hoje adotados dentro das empresas não teriam sequer sido pautas de um café de corredor no passado. O comportamento no universo corporativo vem ganhando novas formas, com muito foco em saúde mental, tecnologia, ESG, diversidade e inclusão. Por isso, ter um olhar voltado para as pessoas é fundamental para quem deseja construir uma carreira sólida. Afinal, as pessoas movem o mundo.

A dúvida é: em meio a tantas evoluções, como as empresas devem se organizar para formar novos líderes? O RH é protagonista nesse processo, pois seu papel nessa construção está ligado a analisar de perto o perfil de cada colaborador, reconhecendo que a gestão da experiência humana vai muito além de apenas gerir pessoas e seus direitos.  Isso contribui para um ecossistema mais sustentável e ajuda a reduzir a escassez de bons profissionais no mercado.

Gerar capacitação e iniciativas que ofereçam a possibilidade de desenvolvimento técnico e comportamental é um passo essencial para o futuro. Esse processo, nos dias de hoje, é facilitado por meio de diversas ferramentas que auxiliam o dia a dia do colaborador e integram as tomadas de decisões em conjunto com o RH.

Para Flávio Legieri, CEO e cofundador da Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH, o líder do futuro deve possuir um  perfil comportamental, personalidade e postura. No entanto, essas habilidades não dependem apenas do indivíduo. “Gosto de destacar seis itens que não podem faltar em uma empresa que quer desenvolver bons gestores: liderança humanizada, descentralização das funções, desenvolvimento de habilidades (soft e hard skills do futuro), turnover positivo, atenção às políticas de ESG e projetos de diversidade e inclusão. Esses fatores já são fundamentais hoje e irão moldar o futuro das empresas em um ambiente empresarial cada vez mais tecnológico”, explica Legieri.

Construir iniciativas como programas de desenvolvimento, cursos e debates sobre o novo papel do gestor, faz parte de uma linha de raciocínio que busca crescimento sustentável, a partir de um importante olhar para as pessoas e para a sucessão. Mais do que gerar bons resultados a médio e longo prazo, investir no desenvolvimento de bons líderes, incentiva jovens talentos que atualmente buscam  conhecimento e que certamente terão lugar de destaque no futuro.

Liderança vai muito além do cargo, trata-se de um ótimo conjunto de soft skills e protagonismo. “As pessoas buscam inspiração, em profissionais que prezam pelo bem-estar e atuam junto com sua equipe, buscando sempre gerar impacto e bons resultados. Com empatia, escuta ativa e ampla visão sistêmica, um bom talento, certamente terá espaço para se tornar um grande um líder”, finaliza Ligieri.

Sobre a Intelligenza IT

A Intelligenza IT é a maior consultoria de tecnologia SAP para RH do Brasil e a única a alcançar nível 5 em implementação WorkForce Software da América Latina, com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, com Qualtrics também em seu portfólio, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores, acumulando casos de sucesso dentre mais de 1.000 projetos implantados em mais de 21 países e 15 anos de mercado. Mais informações pelo site oficial.

 

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *