A cultura como ativo corporativo

A cultura como ativo corporativo

*Por Carolina Ferreira

Idalberto Chiavenato, escritor, professor e um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados em gestão de pessoas, afirma que a cultura organizacional é o “modo de vida” de uma empresa. Além de representar a maneira (ou jeito) como as coisas são feitas, a cultura é o conjunto de histórias que podem ser contadas sobre as interações de um grupo de pessoas.

Quando trabalhada de forma robusta, permanente e estratégica, é vantajosa para o negócio. Não só de fora para dentro, mas, sobretudo, de dentro para fora, pois estabelece objetivos em comum entre os colaboradores e cria um ambiente agradável, de respeito mútuo, colaboração e valorização das características individuais e da eficiência coletiva. Não é algo imposto ou ensinado, mas vivido.

Em mundo cada vez mais globalizado, no qual os modelos e relações de trabalho estão em constante transformação, fortalecer a cultura organizacional é vital para garantir que as empresas consigam atrair e reter os melhores profissionais.

De acordo com uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM), 88% dos respondentes levariam em conta a cultura da companhia antes de aceitar uma oferta de emprego. Um estudo da Glassdoor corrobora esse cenário e aponta que empresas com culturas fortes têm uma taxa de rotatividade de apenas 13,9% em comparação aos 48,4% de empresas com culturas fracas.

Não por acaso, a cultura organizacional aparece na segunda colocação na lista das top cinco prioridades dos líderes de RH para 2025, feita pela consultoria Gartner. Segundo o levantamento, realizado com mais de 1.400 líderes de RH em 60 países, 97% deles desejam mudar algum aspecto da cultura de sua empresa, revelando que as organizações estão enfrentando dificuldades para materializar a cultura e incorporá-la ao dia a dia das pessoas.

Esse desafio pode estar ligado, em grande medida, à falta de compreensão da cultura como algo vivo, que precisa evoluir de acordo com as fases e necessidades do negócio, os comportamentos do mercado, os avanços tecnológicos e as expectativas de colaboradores e clientes.

A mudança é uma constante

Vivenciei três transformações culturais em uma organização, todas impulsionadas por mudanças nos direcionadores estratégicos. Na mais recente delas, estabelecemos algumas premissas:

  • O propósito organizacional deve ser o cerne da cultura corporativa, orientando as ações e decisões da empresa;
  • Os pilares de cultura devem refletir o comportamento esperado de todas as pessoas e, assim, direcionar os posicionamentos;
  • As pessoas precisam protagonizar a jornada, sendo ouvidas genuinamente em ações/rituais que proporcionem momentos de trocas;
  • A colaboração entre os times envolvidos na construção da evolução da cultura é essencial para um resultado efetivo e que gere impacto.

Dessa forma, estudamos e refletimos sobre a cultura corporativa então vigente, definimos quais adaptações seriam necessárias para o novo momento da companhia e como faríamos para concretizá-las.

Fazer da cultura um ativo tangível, que entregue o que preconiza em cada interação com os colaboradores, cria ambientes mais produtivos, inovadores e psicologicamente seguros.

Sobre a autora

Carolina Ferreira é superintendente de Gente e ASG e Diretora Interina de Gente e ASG na Alelo, empresa especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos há mais de seis anos . Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Psicologia Organizacional do Trabalho de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e CHRO pelo Insper, a executiva reúne em mais de 20 anos de carreira, com grande vivência em agendas transformacionais, Cultura e Design Organizacional, Gestão de Talentos e de Desenvolvimento e Employee Experience. Atualmente, está à frente das áreas de ESG e Corporativas de Recursos Humanos, incluindo DEI, Sustentabilidade, Cultura, Desenvolvimento, EX, Comunicação Interna, Performance, Remuneração, Orçamento e People Analytics.

Fonte: FSB Comunicação

📷Divulgação

 

  • Venda Direta: Oportunidade Real para a Geração Z

    Redigido por Falando de Gestão Foto: Pixels Conheça a campanha que conecta jovens ao mundo da venda direta, promovendo inovação e autonomia financeira. 🔴 Oportunidades no Setor de Venda Direta A Geração Z, nascida no mundo digital, procura flexibilidade e propósito no trabalho. A venda direta surge como uma solução perfeita, oferecendo a chance de
  • TRANSformando Vidas: Inclusão Real na AeC

    Projeto TRANSformando AeC viabiliza a retificação de nome social e amplia a inclusão de colaboradores trans. 🔴 Compromisso com a Diversidade A AeC, gigante em soluções de experiência do cliente, reafirma seu compromisso com a diversidade através do projeto “TRANSformando AeC”. Com mais de 54 mil colaboradores, a empresa foi a primeira no Brasil a
  • O fim da consultoria ‘PowerPoint’

    O cenário da consultoria de inovação está em transformação: dados e tecnologia ganham espaço, redefinindo processos e resultados. Inovação em Transformação O setor de consultoria de inovação está passando por uma mudança significativa. Tradicionalmente centrado em metodologias e workshops, o foco agora se volta para a integração de métodos com tecnologia e dados em plataformas
  • O Impacto Transformador da Língua Brasileira de Sinais na Inclusão Social

    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta essencial para a comunicação dos surdos no Brasil, permitindo que essa comunidade expresse suas ideias e interaja plenamente com o mundo ao seu redor. Com sua estrutura única e gramaticalmente distinta do português, a Libras vai além de ser apenas um meio de comunicação; ela é
  • Professores do Ceará podem concorrer a 15 mil bolsas gratuitas para capacitação no uso de Inteligência Artificial

    O curso ofertado pelo Santander tem carga horária de 19 horas, incluindo videoaulas, lives, exercícios práticos ■ CEARÁ – Outubro de 2025 – NOTA À IMPRENSA – O Santander, em parceria com a plataforma de educação aberta DIO, lançou o Santander EducaIA. O programa oferece 15 mil bolsas gratuitas destinada a professores e profissionais da
Banner

Redação FG

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Falando de Gestão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading