Grupo Carrefour Brasil realiza o mês da “Inclusão 360º” para impactar colaboradores sobre a importância da diversidade

Programação alcança 150 mil colaboradores e inclui rodadas de webinars, rodas de diálogo com executivos da companhia e convidados externos, além de um concurso sobre as melhores práticas de inclusão
Agosto de 2023 – Até o dia 15 de setembro, o Grupo Carrefour Brasil, maior empregador privado do país, promove o mês da “Inclusão 360º”, evento voltado para incentivar, impactar e engajar colaboradores sobre a importância da diversidade na companhia, contemplando temas voltados à causa racial, público LGBTQIA+, equidade de gênero e a representatividade de pessoas com deficiência, além de reforçar os pilares da cultura baseados nos i4Cs da companhia (inclusão, cliente, cooperação, compromisso com as mudanças e coragem). Para isso, serão realizadas rodadas de webinars, rodas de diálogo, momentos de escuta, compartilhamento de dicas de materiais importantes sobre diversidade e inclusão e exibições de curtas-metragens de conscientização. Continue lendo Grupo Carrefour Brasil realiza o mês da “Inclusão 360º” para impactar colaboradores sobre a importância da diversidade

Banner

Contratação de pessoas com mais de 50 anos tem aumentado, apontam pesquisas

Adecco aponta que profissionais com mais de 50 anos têm conseguido novas oportunidades e a empresa contratou 62% mais pessoas nesta faixa etária neste ano

São Paulo, agosto de 2023 – Os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira hoje e a estimativa de longevidade só vem aumentando nos últimos anos – segundo relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida no país era de 76,6 anos.

Ainda assim, a idade ainda é uma questão no mercado de trabalho e se reflete no chamado etarismo, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade. Bianca Machado, Diretora de Talent Solutions, Adecco RPO & Pontoon explica que julgar a capacidade de desempenhar uma função ou atividade, duvidar da produtividade de um indivíduo ou até mesmo excluí-lo da convivência entre colaboradores em razão da idade são atitudes típicas do etarismo no mundo corporativo. Continue lendo Contratação de pessoas com mais de 50 anos tem aumentado, apontam pesquisas

Green skills: o que são e, porque você precisa ter

Por Pedro Paulo Morales

Muito tem se falado no conceito ESG ou ASG. Em uma tradução livre ESG — Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) significa Environmental (Meio Ambiente). Social (Social) and (e) Corporate Governance (governança corporativa), na nossa lingua ASGé a sigla de Ambiental, Social e Governança Corporativa.

O conceito ESG surgiu no ano de 2006 portando é um conceito do século XXI, ou seja, super atual. Sua origem tem a ver com uma a elaboração de um documento feito pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) que elaborou um documento chamado Princípios para o Investimento Responsável (PRI) que em seu conteúdo traz todos os princípios para empresas que queiram que suas operações tenham uma maior clareza e relevância financeira dos temas ambientais, sociais e de governança. Continue lendo Green skills: o que são e, porque você precisa ter

Competência – Conceitos e Definições

Por Julio Cesar S. Santos – Professor e Consultor

É Possível Determinarmos de Antemão se Um Indivíduo é ou Não Competente? Como Distinguir o Conceito de Competência dos Conceitos de Aptidão, Habilidade e Conhecimento?

Para alguns especialistas, a competência seria um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais. Trata-se de uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade. Na prática, a competência diz respeito à aptidão; ou seja, à habilidade e à capacidade de resolver problemas. Competência pressupõe uma ação que agregue valor diante de novas situações. A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Continue lendo Competência – Conceitos e Definições

JBS movimenta 2,1% do PIB e contribui para a geração de 2,7% do emprego no país, mostra Fipe

Números constam de levantamento inédito sobre cadeias produtivas ligadas à Companhia, uma das maiores empresas de alimentos do mundo

(Crédito: Divulgação/JBS)

São Paulo, 24 de agosto de 2023 – A JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil movimentaram, em 2021, o equivalente a 2,10% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuíram para a geração de 2,73% dos empregos do país. As informações constam de levantamento inédito produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo) sobre a mensuração da importância socioeconômica das atividades relacionadas à Companhia.

Para chegar a esses números, calculados no biênio 2020-2021, os pesquisadores consideraram o efeito inicial (a partir das próprias unidades), o efeito direto (relacionamento com fornecedores diretos de insumos), o efeito indireto (impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos) e o efeito renda (indução da atividade econômica). A JBS conta com unidades de produção em mais de 130 municípios, o que contribui para a geração de riqueza no interior do país, analisa o estudo, coordenado por Eduardo Amaral Haddad e Carlos Roberto Azzoni e que se estendeu por todo o ano de 2022. A equipe conta ainda com os pesquisadores Ademir Rocha, André Squarize Chagas, Fernando Salgueiro Perobelli, Inácio Fernandes de Araújo, Leonardo Merlini e Pedro Acioly.

O trabalho concluiu que o benefício das atividades da JBS se estende a cidades vizinhas, pelo efeito nos empregos e salários. “A JBS induz ganhos de produtividade nos municípios em que está e leva ao crescimento da atividade econômica em todas as regiões em que atua”, complementa o estudo.

Por meio de informações públicas e privadas, foi possível chegar ao tamanho da cadeia de produção de todas as atividades ligadas à Companhia e determinar a importância de cada grupo de atividades por meio da análise de modelagem de insumo-produto, técnica que procura mapear a economia como uma série de setores interligados. Entraram no cálculo produção, capital, consumo das famílias, exportações, insumos, trabalho e terra, entre outros fatores. Foram analisados 67 setores e 127 produtos.

“Para nós, que como empresa completamos 70 anos agora em 2023, esse estudo é de extrema importância, pela evidência que ele apresenta de como a indústria de alimentos é positiva para o país. Gera muitos empregos diretos e indiretos, além de ter uma cadeia longa de fornecedores e clientes, estimulando uma grande porção da economia”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Como os postos de trabalho se multiplicam

A JBS conta com 145 mil colaboradores em suas unidades, centros de distribuição e escritórios. Mas o número de vagas ligadas às cadeias de produção ligadas à Companhia vai muito além: somou 2,9 milhões de pessoas, segundo a pesquisa da Fipe. Um exemplo do impacto de uma unidade produtiva da JBS sobre geração de empregos vem de Barra do Garças (MT). Para cada 100 empregos ali, são criados outros 597 nos fornecedores de insumos, 227 no estado e 370 no restante do Brasil.

No chamado efeito indireto, os impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos, são gerados mais 1.175 postos de trabalho, 319 em Mato Grosso e 856 nos outros estados do país. Na próxima etapa, o efeito renda, de indução da atividade econômica, mais 451 vagas, 83 em Mato Grosso e mais 368 no país. Ao todo, 2.323 empregos a partir de 100 vagas em Barra.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 145 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

MEIs têm quase 30% de taxa de mortalidade no país

Com mais de 15 milhões de empresas abertas na modalidade de microempreendedor individual (MEI), o setor enfrenta dificuldades para ultrapassar os cinco primeiros anos de operação. Megaempresário brasileiro que faliu três vezes e hoje é dono de rede de franquias que fatura mais de R$1 bilhão por ano aponta cinco dicas para não errar no processo de gestão.

Agosto, 2023 – Segundo o último levantamento do Ministério da Economia, dos 21 milhões de CNPJs ativos no Brasil, os microempreendedores individuais (MEIs) representam 15,1 milhões (72%). Apesar de ser um número bastante significativo, empresas desta modalidade enfrentam dificuldades para ultrapassarem os primeiros 5 anos em operação, com uma taxa de mortalidade próxima de 30%. Neste caso, a cada 10 empresas abertas, 3 vão à falência. Para incentivar os microempresários a não desistirem dos seus sonhos, o megaempresário Reginaldo Boeira, que inclusive escreveu o livro “Quando o Sucesso é a Única Opção” compartilha cinco dicas valiosas para evitar os principais erros cometidos no processo de gestão os quais, se evitados, levarão ao caminho do sucesso.
Reginaldo Boeira trabalhou na roça quando jovem, passou fome, faliu três vezes no início da sua carreira e hoje é dono de rede de franquias que fatura mais de R$ 1 bilhão por ano. Ainda possui 20 empresas em diferentes áreas, como educação, marketing e construção civil. Continue lendo MEIs têm quase 30% de taxa de mortalidade no país