
Descubra como a empatia, ao entender os motivos dos outros, pode transformar relações e inspirar superação pessoal. Motivação e reflexão para quem busca evoluir!
Empatia é uma palavra muito em voga atualmente. A definição mais comum de empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
No entanto, o que quero discutir aqui é que essa definição não está correta, pois ninguém pode realmente se colocar no lugar do outro.
Somos seres únicos e, como tal, cada um de nós é afetado por problemas de maneira muito especial. O que te afeta pode não afetar o outro, e, às vezes, o que te afeta pode ser enfrentado com resiliência por outra pessoa.
Por isso, acredito que a definição mais coerente de empatia é entender os motivos do outro.
Quando digo entender os motivos dos outros, quero dizer que cada situação afeta uma pessoa de uma maneira específica. Isso é fácil de explicar, pois, cada pessoa tem uma história de vida única e já passou por situações que só ela vivenciou. Por exemplo, um problema com uma fiscalização: se a pessoa está acostumada a receber uma fiscalização ou a enfrentar esse tipo de situação, ela estará mais preparada para lidar com mais uma fiscalização ou enfrentar um problema desse tipo.
Por outro lado, alguém que nunca passou por uma fiscalização pode ficar muito ansioso quando enfrenta a primeira, como se fosse algo de outro mundo, como se o mundo tivesse acabado.
Portanto, quando você tenta se colocar no lugar do outro, você entende o problema dela com base nas suas próprias experiências e nunca leva em consideração a falta de experiência da outra pessoa.
Por isso, daqui para frente, pense no conceito de empatia como entender os motivos dos outros. Só entendendo os motivos dos outros conseguiremos ajudar as pessoas e ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas.
Assim, de agora em diante, pense: “Eu vou entender os problemas dos outros e nunca assumir os problemas dos outros”, porque as pessoas são únicas e, sendo únicas, cada problema afeta uma pessoa de uma maneira diferente.
Vamos refletir e sucesso!
-

A era do “trabalhador visitante”: Como Reter Talentos na Era da Impermanência
Por Pedro Paulo Morales O mercado de trabalho brasileiro vive uma contradição que tira o sono de qualquer gestor de RH. Nasci na região do ABC, São Paulo, berço da indústria automobilística do Brasil e por isso muitos tios e primos trabalharam por décadas em grandes empresas automobilísticas, ficando suas vidas inteiras trabalhando em uma -

Líderes no Limite: O Custo Invisível do Estresse nas Organizações
Por Pedro Paulo Morales Durante muito tempo, imaginamos como seria “ser chefe”. Quando se queria elogiar alguém, dizia-se: “aí, patrão!” ou “diga, meu chefe!”. Aquela figura bem paga, com poder de decisão e que sempre resolvia os problemas era um herói! No entanto, dados recentes da Harvard Business Review mostram que a vida do líder moderno não -

Uma boa organização é uma forma silenciosa de liderança
Muito se fala na maneira de liderar, mas, o meu ver, a liderança possui vários vieses. O líder pode ser aquele que chamamos líder de palco ou egocêntrico, aquele líder que gosta de aparecer e gosta de falar de si e se alto promover, falar que sem ele sua equipe não produz nada. Temos também -

O Movimento NOLD: O Fim da “Validade” Humana
O tempo mudou — e, com ele, a percepção sobre o envelhecimento. A clássica imagem do idoso restrito à cadeira de balanço, limitado ao consumo passivo da programação televisiva, perdeu espaço para uma geração que desafia paradigmas e ressignifica a própria trajetória. Lembro-me vividamente de visitar minha avó, sempre entretida diante da televisão nos domingos -

Além das Paredes: A Cultura Organizacional como o Grande Ativo de 2026
Ao final de cada ano, realizamos o planejamento das atividades para o ano seguinte e, com 2026 se aproximando, não poderia ser diferente. Analisando as principais tendências em recursos humanos que ganharão destaque em 2026, ressalto que a cultura organizacional praticada pelas empresas será um dos temas mais recorrentes. Não bastará mais exibir, na recepção,












