Falando de Gestão

O Caminho da Liderança: Aprendizado e Desenvolvimento

Foto para post 415 x 415 (7)

Aplicativos

Por Pedro Paulo Morales

Muitas pessoas se questionam: O que faz uma liderança ser considerada eficaz? Será que alguém pode aprender a liderar? Essas perguntas permeiam a mente de muitos e continuam a intrigar.

Especialista no assunto afirmam que líderes natos já demonstram sinais desde a infância, seja liderando brincadeiras entre amigos ou tomando a frente em grupos. Outros acreditam que a liderança é uma habilidade que pode ser adquirida através de cursos ou até mesmo adquirida por meio da leitura de livros.

Para o renomado consultor, palestrante e autor Jo Owen, a liderança é uma habilidade que também se desenvolve na prática, através da observação. Ele argumenta que podemos aprender ao observar nossos chefes, colegas e modelos de liderança ao nosso redor. Algumas dessas experiências são positivas, enquanto outras nos ensinam pelo contraponto, ao evidenciar o que não funciona.

No entanto, o desafio de aprender liderança por meio da observação é que o aprendizado se torna aleatório, e distinguir entre exemplos e modelos eficazes e ineficazes pode ser uma tarefa complicada. Temos uma tendência natural de absorver aquilo que está alinhado com nossos valores e predisposições.

Segundo Owen aprender a liderar através de cursos tem suas vantagens, pois é possível ter acesso a um guia de liderança para nos orientar nessa jornada. Esse guia nos auxilia na escolha dos estilos de liderança mais adequados e na identificação dos estilos a serem evitados.

No entanto, é importante saber que nenhum líder será totalmente completo. A ideia de que é possível ser um líder perfeito é uma ilusão. Cada pessoa é única, com suas características próprias. Um bom líder deve encontrar seu próprio estilo de liderança e comprometer-se a aprimorá-lo continuamente, sem falhar nas características fundamentais escolhidas.

Um dos equívocos mais frequentes que um líder pode cometer é tentar imitar um estilo de liderança que não é genuinamente seu. Cada indivíduo é singular e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Assim, é essencial considerar que cada líder deve descobrir seu estilo de liderança único, combinando suas características pessoais com os ensinamentos de líderes experientes.

Para desenvolver nosso próprio DNA de liderança, é necessário agir como um atleta que treina diariamente suas melhores habilidades até se tornar o melhor em sua modalidade, alcançando o nível de um medalhista de ouro. Isso requer dedicação, autoconhecimento e disposição contínua para crescer como líder.

Vamos refletir e sucesso!

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão