Geração Alpha já impacta o futuro do trabalho
A Geração Alpha, formada por indivíduos nascidos a partir de 2010, promete transformar o mercado de trabalho, mesmo antes de ingressar nele. Com características mais digitais, críticas e conectadas a propósitos, essa geração exigirá mudanças profundas nas práticas de recrutamento, gestão e cultura organizacional, segundo Patrícia Suzuki, CHRO da Redarbor Brasil.
Com a previsão de atingir 2,5 bilhões de pessoas em poucos anos, os Alphas estão prontos para entrar no mercado ainda nesta década. Empresas que investirem em tecnologia, diversidade e ambientes adequados estarão à frente na atração desses talentos. Além de serem experts em tecnologia, os Alphas possuem pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade, habilidades essenciais para o futuro dos negócios.
A expectativa é que os ambientes de trabalho sejam dinâmicos, ágeis e compatíveis com os valores dessa geração. Propósito, ética e impacto social são prioritários na escolha do local de trabalho. Eles buscam autonomia e querem atuar em múltiplas áreas, desafiando a lógica tradicional dos cargos e hierarquias.
Para o setor de RH, o desafio está em adaptar a forma de recrutar, desenvolver e avaliar profissionais, diante da necessidade de rápido adaptação e domínio técnico. Apesar disso, o excesso de tecnologia também apresenta desafios, como distração e cansaço mental, destacando a necessidade de ambientes inovadores e seguros.
Com a mudança já evidente nos hábitos de consumo e aprendizado, a entrada dos Alphas no mercado de trabalho é iminente. A competitividade dependerá de ações reais, empatia e reinvenção das estruturas organizacionais, conforme enfatiza Patrícia Suzuki.
Foto: Pixels
- Geração X: A Experiência como Trunfo na Era da Velocidade
- Sexta-feira Perde o Brilho: Mudanças no Lazer dos Brasileiros Refletem Cansaço e Custos Elevados
- Como o mercado de trabalho brasileiro chega a 2026
- Bem-estar no trabalho regride mesmo com avanços na transformação digital
- 4 habilidades que serão exigidas do RH em 2026

