- Rede Carmel Hotéis abre 90 vagas para cursos gratuitos de capacitação em hotelaria
- Entre algoritmos e pessoas: O novo paradigma do RH na era da IA
- A Polêmica da Adultização Infantil no YouTube: Um Alerta do influenciador Felca
- Ceará se Destaca no Turismo Brasileiro
- “Quiet Cracking”: A rachadura silenciosa que pode frear sua carreira
Felicidade no trabalho
12 de maio de 2023
Por Pedro Paulo Morales
Ultimamente muito tem se falado em felicidade. A felicidade é um estado emocional de prazer e satisfação, caracterizado por sentimentos positivos como alegria, contentamento, realização e bem-estar.
É um sentimento subjetivo e pessoal que pode ser desencadeado por diferentes fatores, como conquistas pessoais, relações interpessoais positivas, experiências agradáveis e outras situações que gerem emoções positivas.
A felicidade pode ser temporária ou duradoura, dependendo da causa que a desencadeou. Também pode ser influenciado por fatores internos e externos, como a personalidade, o estilo de vida, o ambiente social, a saúde mental e física, entre outros.
Da mesma forma que sentimos felicidade na vida pessoal, podemos buscar a felicidade no trabalho.
A felicidade no trabalho é um estado emocional em que uma pessoa se sente satisfeita e realizada com o seu trabalho ou função desempenhada dentro de uma empresa. Este estado pode incluir, sentir-se valorizado, desafiado e envolvido em um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
A felicidade profissional pode se caracterizar em ter um senso de propósito e significado no que se faz, além de estar em um trabalho que se alinha com seus valores e interesses pessoais.
Para as empresas ter um colaborador feliz é muito importante. Os benefícios da felicidade no trabalho incluem maior produtividade, engajamento e retenção de funcionários. Por outro lado, a infelicidade no trabalho pode levar a problemas como baixa produtividade, absenteísmo e rotatividade de funcionários.
Por isso, muitas empresas têm se concentrado em criar culturas organizacionais positivas e que promovem a felicidade no trabalho.
Embora seja difícil definir e medir a felicidade com precisão, a busca pela felicidade é uma parte fundamental da vida humana.
O escritor Érico Veríssimo escreveu que felicidade é ter certeza de que a vida não está “se passando inutilmente”, sendo que a sensação de utilidade e plenitude é um atributo valioso e desejável por muitas pessoas e buscadas pelas empresas em muitos colaboradores.
Vamos refletir e sucesso!
POST YOUR COMMENTS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.