Falando de Gestão

É possível começar uma carreira já em um cargo bom?

Confira quatro passos para quem está iniciando sua carreira e busca o trabalho ideal

Muito se fala em qualificação e na busca do emprego que possa unir um bom salário ao propósito pessoal. Hoje, o Brasil conta com mais de 8 milhões e 500 mil estudantes de Ensino Superior e, desses, apenas pouco menos de 700 mil estagiam, de acordo com a Abres – Associação Brasileira de Estágios. Isso significa que existe uma grande quantidade de estudantes sem experiência prática e que logo vão disputar vagas no mercado de trabalho.

Olhando para esses números e colocando os pés no chão, é possível começar uma carreira já nessa vaga dos sonhos? De acordo com o palestrante e profissional de RH e Treinamento, além de autor do best-seller “O Poder da Atitude”, Alexandre Slivnik, isso é possível, mas exige muito esforço para aumentar a chance que aconteça.

Na verdade, ele nem recomenda que se busque esse tal emprego dos sonhos logo de cara, porque ele pode acabar sendo muito cômodo e tirar do iniciante na área a possibilidade de aprender, de provar outras possibilidades, fazer diferentes contatos, entre outros aspectos essenciais nesse início de trajetória. “Já ouviu a expressão popular ‘pegou o bonde andando e quer sentar na janelinha’? Então, tome muito cuidado e saiba que existem passos importantes antes de você começar evoluir com consistência”, comenta Slivnik.

Confira quatro passos cruciais indicados pelo especialista para quem está em busca de seu trabalho dos sonhos:

  1. O que te move? O que te faz acordar todo dia para ir trabalhar? Você precisa achar o seu propósito, o seu porquê de acordar diariamente, e seguir nessa direção.
  2. Tenha real interesse em aprender. É preciso estudar muito para conseguir os melhores salários. Converse com as pessoas que já conseguiram chegar onde você quer chegar e queira ajudar as outras pessoas. Quanto mais você ajuda, mais você aprende. Mantenha-se também atualizado sobre o que acontece na sua área e as maneiras como isso impacta sua rotina e suas tarefas.
  3. Não tenha medo de arriscar. Não tenha medo de começar do zero, mas arrisque a colocar em prática aquilo que você aprendeu. A hora de errar é logo ali, no começo da carreira. Aproveite para arriscar, aplicar seu conhecimento na prática e absorver o máximo de informações dessa jornada que acabou de iniciar.
  4. Goste de resolver problemas, porque quanto maior for o problema que você resolve, maior a possibilidade de você conseguir os melhores cargos e os melhores salários. As empresas e clientes buscam soluções. Não é ruim ter um problema, mas pode ser péssimo não ir atrás de uma solução.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston / EUA). Para mais informações, acesse: www.alexandreslivnik.com.br.

About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *