Como Aplicar Uma Pesquisa de Clima Organizacional
Por Que Realizar Uma Pesquisa de Clima Organizacional? Quais os Principais Objetivos e Vantagens? Que Perguntas Devem Ser Realizadas Nessa Pesquisa?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que avalia a percepção dos funcionários de uma determinada empresa sobre o ambiente no seu ambiente de trabalho, cujo objetivo é identificar pontos fortes e áreas de melhoria, a fim de promover um ambiente mais positivo e produtivo. Nesse contexto é possível avaliar questões relacionadas à liderança, comunicação, motivação, condições de trabalho, integração entre os funcionários e a relação entre os funcionários e a organização.
Geralmente uma pesquisa de clima é realizada por meio de questionários específicos, podendo ser feita presencialmente ou online (em plataformas como Google Forms, Survey Monkey ou Survio). A pesquisa deve ser testada antes de iniciar a coleta de informações, pois ela permite identificar o que deixa os funcionários satisfeitos (ou não), identificar problemas que devem ser solucionados. Além disso, a pesquisa de clima também permite:
- Mensurar se o ambiente de trabalho é equilibrado e emocionalmente saudável
- Orientar ações estratégicas que busquem melhorar a satisfação e o engajamento das equipes
Principais Vantagens
- Auxilia a gestão a tomar decisões mais embasadas
- Influencia diretamente no aumento da produtividade
- Contribui para a atração e retenção de talentos na empresa
Principais Perguntas a Serem Aplicadas
- A cultura da empresa está alinhada com os seus valores?
- Você se identifica com os propósitos da empresa?
- Você se sente confortável com a sua equipe de trabalho?
- O dia a dia de trabalho é agradável para você?
- Você acredita que os valores propagados pela empresa são realmente colocados em prática?
- O seu trabalho impacta negativamente na sua vida pessoal?
- Você se sente pertencente à empresa?
- Para você, existe alguma hostilidade no ambiente de trabalho?
- Você confia nos seus colegas de trabalho?
- Os seus colegas de trabalho te ajudam quando há necessidade?
- Você criou laços de amizade trabalhando aqui?
- Como você se sente em relação ao seu espaço de trabalho? Diria que satisfeito (a) ou pressionado (a)?
- A carga horária do seu trabalho é adequada? Permite que você seja produtivo e não leve as preocupações da empresa para casa?
- Como você avalia o nível de ruído ou barulho em seu ambiente de trabalho?
- Como você avalia a temperatura e ventilação do seu ambiente de trabalho?
- Você acha que as luzes e iluminação em seu ambiente de trabalho são adequadas?
- Você acha que a empresa fornece uma área de descanso adequada para seus funcionários?
- Como você avalia a comunicação entre os colegas de trabalho?
- Como você avalia o nível de colaboração entre as equipes ou departamentos?
- Como você avalia a cultura de trabalho da empresa? É satisfatória ou exaustiva?
- Você acredita que a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional na sua área de atuação?
- Você está satisfeito com seu salário atual ou você acredita que a empresa pode perder um talento incrível para a concorrência?
- A remuneração recebida ao longo do mês é justa considerando todas as atividades que desempenha na empresa?
- Como você avalia o pacote de benefícios oferecidos pela empresa?
- Existe algum benefício que você sente falta de receber?
- Você acredita que o pacote de benefícios oferecido é competitivo em relação a outras empresas do mesmo setor?
- Você acha que o pacote de benefícios oferecido pela empresa atende às suas necessidades e expectativas?
- Você acha que a empresa fornece oportunidades justas de promoção e aumento de salário?
- Como você avalia a política de bônus e incentivos da empresa? Elas fazem sentido para você?
- Como você avalia a transparência da empresa em relação a salários e benefícios?
- Você acha que a empresa oferece treinamentos e oportunidades adequadas de desenvolvimento profissional?
- Como você avalia a qualidade das instalações físicas da empresa?
- Você tem acesso a um ambiente de trabalho limpo, seguro e saudável?
- Como você avalia a manutenção das instalações físicas da empresa?
- Como você avalia a disponibilidade e qualidade dos equipamentos e recursos necessários para realizar seu trabalho?
- Você acredita que a empresa oferece uma infraestrutura tecnológica adequada para realizar seu trabalho de maneira eficiente?
- Como você avalia a qualidade do transporte público ou acesso ao local de trabalho?
- Como você avalia a disponibilidade de estacionamento no local de trabalho?
- Como você avalia a acessibilidade da empresa para pessoas com necessidades especiais?
- Como você avalia a política da empresa em relação ao meio ambiente?
- Você acha que a empresa oferece uma infraestrutura adequada para trabalhar remotamente?
- Você acredita que a empresa tem uma liderança efetiva?
- Como você avalia a comunicação da empresa sobre decisões importantes?
- Como você avalia a transparência da empresa em relação às suas políticas e objetivos?
- Você acha que a empresa fornece feedbacks e orientações claras sobre o desempenho dos funcionários?
- Você acredita que a empresa oferece oportunidades justas de desenvolvimento de carreira?
- Como você avalia a política da empresa em relação a horários flexíveis e trabalho remoto?
- Como você avalia a política da empresa em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
- Você acredita que a empresa valoriza e reconhece seus funcionários adequadamente?
- Você se sente seguro (a) e confortável para expressar suas opiniões sobre o ambiente de trabalho e dar sugestões de melhoria na empresa?
- Como você avalia a ética e a integridade da empresa?
REFERÊNCIAS
BERGAMINI, Cecília W. “Desenvolvimento de Recursos Humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional”. São Paulo. Atlas, 1990.
BLAKE, R & MOUTTON, J.S. “O Grid Gerencial” São Paulo. Ed. Pioneira, 1976
CHANLAT, Jean E. “O indivíduo na organização: dimensões esquecidas”. São Paulo:
CHIAVENATO, Idalberto. “Administração de Recursos Humanos”. São Paulo. Ed. Atlas, 1979.
DRUCKER, Peter. “O Gerente Eficaz”. Rio de Janeiro. Guanabara, 1967. FIELDER, Fred E. “Liderança e Administração Eficaz”. São Paulo. Pioneira, 1981.
HERSEY, P. & BLANCHARD, K. H. “Psicologia para Administradores de Empresas”. São Paulo. EPU, 1974
KAST & ROSENZWEIG. “Organização e Administração: um Enfoque Sistêmico”. Ed. Pioneira, São Paulo, 1986.
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