Falando de Gestão

Profissionais que investem em power skills têm menos probabilidade de serem substituídos pela tecnologia

Relatório Pulse of the Profession 2023 do Project Management Institute (PMI) revela que as organizações que priorizam o desenvolvimento de power skills atingem com sucesso suas metas organizacionais em 72%

Após a pandemia da Covid-19, o uso de tecnologias emergentes nas empresas aumentou exponencialmente, impactando a transformação digital, a reinvenção de processos, a produtividade e até nossos próprios parentes. Nunca estivemos tão imersos em tecnologia, e a tendência, de acordo com um estudo da Harvard Business Review Analytic Services, é que 90% das empresas aumentarão os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses.

Desde o início da pandemia, foram abertas 85.000 novas vagas de emprego para quem lida com tecnologia no Brasil. Essa revolução digital colocou os profissionais de tecnologia em um novo mundo. Uma pesquisa global da IBM revela que 78% dos líderes empresariais brasileiros investem em tecnologia nos próximos 12 meses – o que inclui soluções como IA, automação e nuvem híbrida. A porcentagem é maior do que em outros países, como EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

As organizações do Brasil e da América Latina estão adotando tecnologias emergentes para reinventar a estratégia de negócios, ajustar processos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente.

“O mercado de trabalho no Brasil está oferecendo oportunidades no setor de tecnologia que são concomitantes por grandes desafios para trabalhadores e empresas. Para se manterem competitivos, as empresas precisarão se concentrar na contratação de solucionadores de problemas e construtores de relacionamentos que possam ajudá-los a promover mudanças e fornecer valor estratégico”, revela Ricardo Triana, Diretor Geral do Project Management Institute (PMI) América Latina.

Habilidades de Poder

Habilidades de poder são habilidades e comportamentos que facilitam o trabalho com outras pessoas. Essas habilidades permitem que os profissionais tenham sucesso no local de trabalho. Embora a tecnologia esteja reinventando o mercado e algumas profissões, as habilidades não técnicas ou interpessoais, conhecidas como power skills, também são resistidas para o sucesso na carreira. O relatório Pulse of the Profession 2023 de PMI mostrou conexões. Por exemplo, 92% dos aceitos concordam que as habilidades de poder os ajudam a trabalhar de forma mais inteligente. E as organizações que priorizam as habilidades de poder observam taxas mais altas de maturidade de gerenciamento de projetos, maturidade de gerenciamento de prestação de benefícios e agilidade organizacional.

Os resultados também confirmam que as habilidades de comunicação (70%), resolução de problemas (65%), liderança colaborativa (69%) e pensamento estratégico (65%) são as habilidades mais importantes exigidas pelas empresas da América Latina quando procuram profissionais projetos para ajudá-las a atingir suas metas com sucesso. “Como a tecnologia de automação continua avançando e substituindo muitas tarefas administrativas, as habilidades de poder se tornaram mais importantes do que nunca, para permitir uma mudança em direção à solução de problemas complexos e à inovação. O domínio de tais comportamentos, juntamente com as principais habilidades técnicas, tornaram os profissionais de projetos mais valiosos – e poderão torná-los menos reconhecidos nos casos em que o mercado de trabalho diminuir”, afirma Ricardo Triana.

De acordo com a McKinsey Global Survey sobre as necessidades futuras da força de trabalho, 87% dos executivos e gerentes afirmam que estão enfrentando lacunas de habilidades para se adaptarem às novas realidades de trabalho em suas organizações atualmente ou que esperam tê-las dentro de alguns anos. As empresas de alta tecnologia e de telecomunicações são as mais propensas a esperar esse nível de ruptura.

“As ferramentas de projeto motivadas em tecnologia acreditavam a aumentar as habilidades técnicas, em aspectos relacionados a relatório, programação e gerenciamento de riscos, o que permite que os gerentes de projeto se concentrem nos resultados e criem valor para uma organização por meio de colaboração, influência e pensamento estratégico. Mas, para lidar com todas essas novas ferramentas, as habilidades de poder são fundamentais para fornecer resultados mais eficientes e estratégicos”, destaca Ricardo.

E não é apenas o mercado que entende essa necessidade. 9 em cada 10 gerentes de projeto que responderam ao relatório Pulse acreditam que essas habilidades os ajudam a trabalhar de forma mais inteligente, ou seja, permita que os indivíduos aceitem as mudanças, suplementos flexíveis e aprendam e se adaptem rapidamente às novas tecnologias. Elas também promovem a resiliência, permitindo que os indivíduos naveguem com eficácia em situações incertas ou desafiadoras e encontrem soluções inovadoras.

Para atender à demanda por aprimoramento de habilidades, o número de programas de aprendizagem está crescendo. O PMI oferece recursos e certificações que ajudam os indivíduos a aprimorar estrategicamente suas habilidades e aplicá-las em diversas áreas, incorporando o melhor do design thinking, Agile, Lean, gerenciamento de projetos e outras formas modernas de trabalho.

“Para que os profissionais sejam ativos valiosos para as empresas, eles devem se equipar com uma mentalidade certa, habilidades poderosas, ferramentas e compreensão do cliente. Mais ainda importante, os profissionais podem investir estrategicamente em seu crescimento e engajamento por meio do aprimoramento de suas habilidades. Isso permitirá que eles assumam o controle de seu futuro e obtenham sucesso em seus respectivos campos”, conclui Ricardo Triana.

Sobre PMI

Project Management Institute (PMI) é uma associação líder mundial para uma comunidade crescente de milhões de profissionais de projetos e agentes de mudança de todo o mundo. Como autoridade global em gerenciamento de projetos, o PMI empodera as pessoas a transformar ideias em realidade.

Por meio de promoção, colaboração, educação e pesquisa, o PMI prepara as organizações e os indivíduos em cada etapa de suas carreiras para trabalhar de forma mais inteligente e assim poder obter sucesso em um mundo em mudança.

Construído a partir de um honroso legado que data de 1969, o PMI é uma organização “com um propósito”, presente em quase todos os países do mundo para sustentar carreiras, fortalecer o sucesso organizacional e capacitar os agentes de mudança com novas habilidades e formas de trabalhar que otimizem seus impactos. Dentre os recursos oferecidos pelo PMI, estão certificações e padrões reconhecidos globalmente, cursos online, liderança intelectual, ferramentas, publicações digitais e comunidades.

Fonte: Sherlock Comunicação

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *