Liderança humanizada ganha força nas empresas e exige novas competências dos gestores

Liderança humanizada ganha força nas empresas e exige novas competências dos gestores

Para apoiar esses profissionais, a Plataforma Solution, do Instituto Pecege, oferece conhecimento aplicado às demandas do mercado atual

A transformação no mundo do trabalho vem redefinindo o papel da liderança dentro das empresas. Se antes o gestor era visto como quem centralizava tarefas e cobrava resultados, hoje o mercado exige um perfil muito mais empático, equilibrado e voltado ao desenvolvimento humano. O conceito de liderança humanizada tem ganhado força como resposta à necessidade de ambientes mais saudáveis, produtivos e alinhados ao propósito das pessoas e das organizações.

De acordo com o estudo Tendências Globais de Capital Humano 2024, da Deloitte, 83% dos profissionais esperam líderes que priorizem o bem-estar e o equilíbrio emocional. “O líder de hoje precisa entender que cuidar de pessoas é também cuidar da performance. A empatia, o propósito e o bem-estar se tornaram fatores estratégicos de resultados”, afirma Daniela Flôres, gestora da Plataforma Solution, referência em educação executiva e desenvolvimento de lideranças.

A especialista reforça que essa nova abordagem de gestão reduz a rotatividade e melhora o clima organizacional. “Lideranças que compreendem o valor do equilíbrio emocional e das competências socioemocionais inspiram times mais engajados e inovadores. Não se trata de ser um líder permissivo, e sim de ser um facilitador do crescimento e da saúde mental dentro das equipes”, acrescenta.

Para apoiar profissionais que desejam evoluir nesse sentido, a Plataforma Solution, que nasceu em 2018 como uma das soluções do Instituto Pecege, oferece conhecimento aplicado às demandas do mercado atual e ágil na capacitação de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
 

A iniciativa tem ampliado sua oferta de cursos e trilhas de aprendizagem com carga horária reduzida e foco em pessoas, negócios e projetos. A proposta é estimular a mentalidade de crescimento — o chamado lifelong learning — e incentivar a busca contínua por conhecimento.

“A liderança humanizada é um processo de desenvolvimento. Não é algo que a empresa ‘entrega’ pronto; é o líder quem precisa se comprometer com a própria evolução”, completa Daniela.

Em um cenário de transformações permanentes, o desafio das organizações é formar líderes capazes de equilibrar resultado e propósito. “Vivemos um tempo em que saber ouvir, inspirar e cuidar são competências tão importantes quanto planejar e executar. É essa combinação que vai definir o sucesso das lideranças no futuro”, conclui a gestora.

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Redação FG

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