Falando de Gestão

O Exemplo de liderança dos japoneses

Por Redação

O povo japonês sempre foi um exemplo de organização e limpeza. Após vencerem a Alemanha por 2 a 1 no Estádio Nacional de Khalifa, no Catar os torcedores japoneses não foram simplesmente embora do estádio como as outras torcidas, eles tiraram do bolso um saco plástico e começaram a recolher o seu próprio lixo e de outros torcedores também.

Essa atitude da torcida está de acordo com todo o pensamento de gestão empresarial vindo do oriente, afinal foram eles que criaram o Lean uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. A Filosofia Lean tem como centro o combate ao desperdício continuamente e solucionar problemas de maneira sistemática. Essa nova filosofia de gestão implica em repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas.

Outra iniciativa japonesa para melhorar a produtividade e a gestão nas empesas foi o Programa 5S que tem como objetivo te organizar materiais, promover a limpeza dos locais de trabalho, otimizar e disciplinar processos produtivos e combater os desperdícios. Outra função do Programa 5S é melhorar a qualidade dos produtos elaborados pelas empresas.

Através do Lean e do Programa 5S além de outras técnicas oriundas do modelo japonês de administração o Japão foi capaz de reconstruir um país destruído pela segunda guerra mundial, sem infraestrutura e abalado economicamente.

A cultura japonesa sempre foi centrada em três princípios basilares a ordem, a limpeza e a pontualidade que são repassadas as crianças desde pequenas e estão presentes na cultura dos japoneses desde os tempos dos monges Zen e samurais.

Os três princípios basilares da cultura japonesa é que levaram o Japão a liderar setores como de indústrias de automóveis, o país é terceiro maior produtor de automóveis do mundo, tem uma das maiores indústrias de bens eletrônicos e frequentemente é considerado um dos países que mais registram patentes no mundo.

A limpeza dos estádios pelos japoneses mostra o motivo pelo quais os japoneses obtêm tanto sucesso nos seus empreendimentos, eles sabem que para obterem o sucesso eles têm que primeiro dar o exemplo, segundo devem ser capazes de serem disciplinado e por último entendem que o compromisso por parte de cada indivíduo em melhorar cada vez mais é fundamental. Que o ato de limpeza dos estádios após os jogos da seleção japonesa sirva de inspiração para a melhorarmos a cada dia

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *