Falando de Gestão

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Votorantim Cimentos investe na inclusão de pessoas com deficiência em suas fábricas no Ceará

Indústria implementa Plano de Desenvolvimento Individual para todas as pessoas com deficiência que trabalham em suas fábricas de cimento no Nordeste e proporciona oportunidade de crescimento profissional para esse público

Jessica dos Santos foi promovida recentemente para analista de Sistema de Gestao Junior
Foto: Divulgação

No estado do Ceará, de um total de 909 mil pessoas com deficiência em idade para trabalhar, menos de um quarto (23,6%) tem uma ocupação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Uma realidade que reforça a importância de ações para ampliar o acesso dessa população ao mercado de trabalho. Um exemplo de organização que trabalha para mudar esse cenário é a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que investe para contribuir com a inclusão social.

Na Região Nordeste, a companhia reforçou seu compromisso com a diversidade e inclusão ao implementar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para 100% das pessoas com deficiência que trabalham em suas fábricas de cimento. Após a iniciativa, 88% das pessoas que estão nesse grupo permaneceram na companhia. O PDI é um método que as empresas utilizam para estabelecer, acompanhar e desenvolver as competências de seus empregados e suas empregadas. Ele também é uma ferramenta da área de recursos humanos que visa reter os talentos na empresa, por meio de oportunidades internas de crescimento profissional.

No Ceará, a Votorantim Cimentos possui fábricas de cimento nas cidades de Sobral e na Região Metropolitana de Fortaleza, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ambas implantaram em 2022 a política de PDI e promoveram pessoas com deficiência para novas funções. É o caso da Jessica dos Santos, de 30 anos, que é formada em administração e encontrou na fábrica de Pecém não somente a vaga de emprego almejada, mas o suporte para se sentir incluída. Em setembro deste ano, ela foi promovida de assistente para analista de Sistemas de Gestão Júnior.

Com malformação no membro superior esquerdo, a promoção é vista por Jéssica como um sonho que, no início da carreira, não pensou ser possível pelas barreiras que o mercado de trabalho ainda impõe no Brasil. “Primeiro, quando comecei a trabalhar enquanto cursava o ensino médio, vi que para permanecer no mercado precisava ser formada. Daí, e estrategicamente, fiz o curso de Administração de Empresas. Mas, no meio de todos os desafios que todas as pessoas com deficiência vivem, não imaginei que trabalharia em uma empresa do tamanho da Votorantim Cimentos, que tem suporte e incentiva a qualificação”, afirma Jéssica. Ela é a primeira pessoa da família com formação no ensino superior e sempre foi incentivada a superar os preconceitos.

Visibilidade – Entre as iniciativas que trazem para a analista de Sistemas de Gestão  um suporte importante no trabalho é a troca promovida por um comitê criado para conversar sobre as situações que pessoas com deficiência passam no dia a dia. Uma interação que, segundo ela, ajuda na convivência e na visibilidade. “Cada um pode mostrar sua capacidade com conversas que agregam. Vejo na Votorantim Cimentos o suporte para avançar e não vejo separação entre as pessoas. Cada um que chega tem um olhar diferente de acordo com a necessidade de cada um, o que é muito humano”, diz Jéssica dos Santos.

Como parte das ações para inclusão social, todas as fábricas da Votorantim Cimentos no Nordeste promovem o Café com Lideranças, um espaço de fala e reconhecimento para as pessoas com deficiência. O evento dá continuidade às rodas de conversas realizadas pela companhia que foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A data, que surgiu em 1982, tem como objetivo conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.

Durante o Café com Lideranças, há espaço para falar sobre dificuldades e os planos para a carreira, o que, juntamente com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), reforça o trabalho para a inclusão efetiva dessa população, o que tem engajado trabalhadores como a Jessica dos Santos, de Pecém. Para o futuro, ela espera continuar a se desenvolver na companhia. “Quero contribuir, ser útil e ser ouvida, o que contribui para um bom resultado e para me sentir feliz.”

Investimentos – Em 2022, a Votorantim Cimentos está investindo R$ 10 milhões em adaptações para tornar as unidades operacionais mais inclusivas em todo o país. Uma iniciativa que também é acompanhada pelo Banco de Talentos para Profissionais com Deficiência, no qual ocorre cadastro de currículo para futuras vagas de emprego na companhia.

A Votorantim Cimentos criou também, neste ano, o Programa Evoluir – Incluir para Transformar em parceria com o Instituto Alicerce, um curso gratuito de qualificação profissional exclusivo para Pessoas com Deficiência com vagas em diferentes estados brasileiros. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades em serviços administrativos. O principal objetivo é promover capacitação profissional para apoiar a sociedade na inclusão por meio do mercado de trabalho.

“Os nossos esforços de inclusão vão além da oferta de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Queremos que as pessoas com deficiência de fato participem da nossa jornada de evolução e desenvolvam suas carreiras, contando com um ambiente em que sejam tratadas como iguais, respeitando as diferenças. Dessa forma, construímos juntos mudanças que inspiram e transformam a vida de todos para melhor”, afirma a gerente geral de Gente da Votorantim Cimentos, Bruna Perpétuo.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantim cimentos.com.br.

Informações para a imprensa – Oficina de Comunicação

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *