CEO dá cinco dicas de sucesso para liderar equipes à distância  

Reprodução Pixabay – Tumisu

*Por Otto PohlmannCEO da Centric Solution – centric@nbpress.com

Nos últimos dois anos, a tecnológica foi primordial para que as coisas funcionassem (quase) dentro da normalidade, fosse para estudar, ver os amigos ou trabalhar.

home office se tornou o principal meio de trabalho, e possivelmente, deixará seu legado. Muitas empresas devem manter seus colaboradores em casa, ou em sistema híbrido, ainda mais depois que foi assinada a medida provisória (MP) mudando as regras no teletrabalho, sendo elas: a possibilidade de adoção do modelo híbrido, predominando o presencial sobre o remoto ou vice-versa; a presença do funcionário no ambiente de trabalho para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto; pessoas com deficiência ou com filhos de até quatro anos devem ter prioridade para as vagas em home office; e outras medidas.

E na prática, como ficam os processos das empresas? O home office traz consigo os desafios na gestão da liderança, dentre eles, os profissionais, cada um em um local diferente, com recursos e adaptações diferentes. É importante para os gestores assegurar que todas as atividades sejam realizadas conforme o previsto e que nada saia dos padrões de qualidade requeridos pela instituição.

Sendo esse um regime de trabalho que está sendo legalizado e deve continuar em prática, vou dar cinco dicas para liderar equipes à distância:

  1. Explique as tarefas e os processos: a dinâmica remota deve ser a mais parecida possível com a presencial. É interessante os gestores estarem disponíveis para tirar dúvidas sobre as demandas e explicar os processos a serem realizados. É também um bom momento para demonstrar a confiança na equipe e dar mais autonomia para os colaboradores;
  1. Estipule metas sólidas: o planejamento deve ser mantido e as tarefas precisam acontecer de modo plausível. Cada um deve se atentar a cumprir suas funções e seus objetivos, a fim de estabelecer o comprometimento e a colaboração da equipe toda. Em contrapartida, as metas estipuladas pela empresa devem ser sólidas e mensuráveis;
  1. Atenha-se aos prazos: com o distanciamento, o cuidado com os prazos deve ser redobrado. Monitorar resultados e manter uma gestão ativa é fundamental para cultivar tudo sob controle;
  1. Utilização de ferramentas de gestão: escolher bons recursos para manter a gestão remota funcionando é fundamental. As ferramentas são capazes de controlar o progresso da equipe, as metas e as etapas elaboradas por atividade e outras funcionalidades. Com instrumentos certos, a gestão consegue monitorar os processos e verificar as dificuldades de cada funcionário;
  1. Transparência: em todos os momentos, a comunicação é muito importante na gestão, sendo ela remota, híbrida ou presencial. Nos casos à distância, isso se intensifica, e precisa ter ainda mais cuidado para evitar ruídos. Passar status sobre a equipe e passos que estão sendo dados proporcionam uma sensação de pertencimento, e melhora o clima organizacional.

Um bom gestor precisa estar a par de todas as realidades da sua equipe, para que os processos tenham um bom andamento e a rotina de trabalho não seja prejudicada por erros. A liderança não pode ser deixada de lado e deve acompanhar o passo a passo das equipes. Nesse momento, adotar as ferramentas certas é primordial.

*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com

Sobre a Centric Solution 

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.

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NB Press Comunicação

 

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