Como não cair no golpe do emprego falso

Pixabay.com – Mohamed Hassan

Por Falando de Gestão

De repente o celular toca, ou é uma ligação ou um SMS com uma proposta de emprego. Essa cena é muito comum em um país que que tem altos índices de desemprego. Segundo o IBGE, de janeiro a março, 11,9 milhões de pessoas estavam fora do mercado de trabalho, isso é muita gente!

Essa situação leva aos maus intencionados a tentarem dar um golpe nas pessoas que já estão em dificuldades para procurar emprego, gastando dinheiro para pegar ônibus, pagar um plano de dados para receber e-mails ou fazer uma busca nos sites de emprego e outras despesas. Ter que conviver com uma situação dessa é muito complicada.

Pensando nisso o site Falando de Gestão selecionou algumas dicas para você não cair no golpe do falso emprego.

Cuidado com links e e-mails sem o nome da empresa, as empresas sempre que disponibilizam vagas costumam enviar para e-mail ou WhatsApp se você se cadastrou junto a empresa, caso não tenha feito isso desconfie sempre.

Desconfie sempre se o anúncio de vagas não disponha de muitas informações ou venham com salários ou benefícios acima da média.

Outro tipo de golpe muito utilizado é enviar links para que o candidato insira em algum link os seus dados pessoais e as vezes chegam a pedir até senhas por exemplo!

Nunca pague para participar de processos seletivos, uma empresa séria nunca irá cobrar para que candidatos participem de processos seletivos.

Cuidado com uma oferta que diga que seu currículo precise de ajuste para concorrer a uma determinada vaga, geralmente essas empresas que oferecem serviços com cursos para completar seu currículo ou para refazer o currículo estão de olho somente no seu dinheiro.

Desconfie também de convocações urgentes para entrevista no futuro local de trabalho, geralmente as convocações para entrevista são marcadas com antecedência. Esse tipo de golpe é usado para fazer com que as pessoas saiam de casa para ir a suposto local para entrevista e próximo dali cometam um assalto. Lembre-se hoje por uma foto de WhatsApp ou redes sociais é muito fácil identificar uma pessoa!

Deixe uma resposta